Renato Souza
postado em 07/10/2018 13:17
A ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou, na tarde deste domingo (07) que a Corte monitora as eleições e que está aprendendo a lidar com a propagação de notícias falsas.
Rosa rebateu acusações sobre a possibilidade de fraude no sistema eletrônico. "Eu reafirmo a segurança do nosso sistema eletrônico de votação, que é confiável. Onde existe homem pode existir fraude. Mas temos um sistema ágil, seguro e que nos inspira a maior confiança", disse.
[SAIBAMAIS]A ministra também disse que a Justiça Eleitoral está em regime de plantão para atender as denuncias e tomar medidas contra eleitores ou candidatos que violem as regras eleitorais, como a propagação de boatos. "O TSE está entendendo o fenómeno. Não é de fácil prevenção. Temos os ministros auxiliares de propaganda desempenhando uma ação de fiscalização. Por hora estamos acompanhando, dando o direito de resposta e tomando as medidas cabíveis", disse.
Questionada sobre a veracidade de extratos de votação do exterior, que foram publicados nas redes sociais, a presidente da Corte ressaltou que o sistema e auditável, ou seja, que permite a investigação e reavaliação dos resultados do pleito. "Fecha a urna, o boletim é afixado na sessão de votação. Mas é esse boletim que permite a auditoria do sistema de votação. Em 2014, um partido questionou esses dados, dez a avaliação e constatou que não haviam falhas", disse.