Jornal Correio Braziliense

Politica

Conheça os deputados e senadores campeões de votos nas eleições de 2018

Do partido de Bolsonaro, filhos do presidenciável e Janaina Paschoal batem recordes

.
Outra representante do partido de Bolsonaro que obteve ainda mais votos foi a professora Janaina Paschoal (PSL), que alcançou em São Paulo a maior votação da história entre candidatos para deputado estadual no Brasil com mais de 2.031.829 votos.

Entre os deputados mais bem eleitos do PSL, estão Joice Hasselmann, Alexandre Frota, Luiz Philippe de Orléans e Bragança, Coronel Tadeu, Júnior Bozzella e Carla Zambelli. No Rio de Janeiro, a lista conta com pelo menos outros 11 representantes, entre eles, Hélio Góis, Carlos Jordy, Luiz Lima, Delegado Furtado, Sargento Gurgel e Major Fabiana.

Surpresas

A corrida aos cargos de senador e deputado federal deste ano foi acirrada e trouxe surpresas diante das pesquisas divulgadas até o último minuto antes da divulgação do resultado oficial das urnas.

Um dos momentos inesperados, foi a ex-presidente Dilma Rousseff, que liderou as pesquisas durante toda a campanha, mas terminou a disputa em quarto lugar ao senado de Minas Gerais. Já Rodrigo Pacheco (DEM) foi eleito junto com Carlos Viana (PHS) ao senado mineiro pelos próximos oito anos com mais de 3 milhões de votos.

No Rio de Janeiro, os eleitores elegeram outro filho de Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro (PSL) e Arolde de Oliveira (PSD) para o Senado. Flávio Bolsonaro recebeu mais de 4.378.886 votos, o equivalente a 31,36% dos votos válidos. Freixo (PSOL) também se elegeu para deputado federal.

Em São Paulo, com 9.039.523 votos, Major Olímpio (PSL) e Mara Gabrilly (PMDB), com 6.513.138 conseguiram emplacar o ex-senador Eduardo Suplicy (PT), que não foi eleito e ficou com 13,32%.

No estado Mineiro, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), foi líder de votos para deputado federal, com 230.004 votos. Em Santa Catarina, 4 deputados federais se elegeram por meio de legenda do partido: Ricardo Guidi (PSD), Coronel Armando (PSL), Rodrigo Coelho (PSB - PRB) e Gilson Marques (NOVO).