Politica

TSE lança página na internet para comabter fake news nas eleições

No link 'Esclarecimentos sobre informações falsas', o internauta pode checar a veracidade de informações a respeito do pleito

Agência Estado
postado em 12/10/2018 10:25
O Tribunal Superior Eleitoral lançou uma página na internet para ajudar a esclarecer o eleitorado sobre ;informações falsas e falaciosas; que vêm sendo disseminadas pelas redes sociais. No entendimento da Justiça Eleitoral, a divulgação de informações corretas, ;apuradas com rigor e seriedade;, é a melhor maneira de enfrentar e combater a desinformação.

Pelo link Esclarecimentos sobre informações falsas, ;qualquer pessoa poderá ter acesso a informações que desconstroem boatos ou veiculações que buscam confundir os eleitores;.

"Diante das inúmeras afirmações que tentam macular a higidez do processo eleitoral nacional, nessa página o TSE apresenta links para esclarecimentos oriundos de agências de checagem de conteúdo, alertando para os riscos da desinformação e clamando pelo compartilhamento consciente e responsável de mensagens nas redes sociais", destaca texto divulgado na página da Corte.

O TSE destacou que tem encaminhado todos os relatos de irregularidades que chegam ao seu conhecimento para verificação por parte dos órgãos de investigação, especialmente Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal.

"A finalidade é garantir a verificação de eventuais ilícitos e a responsabilização de quem difunde conteúdo inverídico."

Segundo o Tribunal, ;até aqui, nenhuma ocorrência de violação à segurança do processo de votação ou de apuração realizado durante as eleições 2018 foi confirmada ou comprovada;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação