Politica

Após conquistar 351 mil votos, travesti quer ser prefeita de Belo Horizonte

Duda Salabert (PSol) deverá ser a primeira transxual a concorrer ao cargo no país. Este ano, ela tentou uma cadeira no Senado

Flávia Ayer/Estado de Minas
postado em 14/10/2018 14:59
Duda Salabert, política e travesti
Belo Horizonte ; Depois de conquistar 351.874 votos, a travesti Duda Salabert, que concorreu ao Senado este ano, está animada com a resposta das urnas. Por causa do bom desempenho, a maior votação do PSol em Minas Gerais, a professora pretende se lançar candidata à Prefeitura de Belo Horizonte em 2020, sendo a primeira pessoa trans a concorrer ao cargo.

Ela foi a 12; postulante mais votada entre os mais de 2 mil candidatos no estado em 2018, se considerados todos os cargos em disputa: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Também foi a primeira candidata mulher travesti a concorrer a um cargo majoritário.
Mais votos que Aécio
;Nesse cenário de avanço do conservadorismo, uma travesti conseguir essa votação, que é três vezes mais do que o deputado eleito Aécio Neves (PSDB), é um fenômeno;, afirma Duda. Ela ressalta que a campanha foi feita com somente R$ 15 mil.

Professora há 18 anos, Duda tem 37 anos e atua na rede privada de ensino como professora de literatura. Também é uma das idealizadoras da ONG Transvest, projeto artístico-pedagógico que trabalha para combater a transfobia e incluir travestis, transexuais e transgêneros na sociedade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação