Politica

TSE marca reunião com WhatsApp para discutir combate a fake news

Conselho Consultivo da Corte avalia medidas disciplinares caso a empresa que gerencia o aplicativo não apresente soluções para amenizar o problema

Renato Souza
postado em 15/10/2018 19:15
Estátua da Justiça segura smartphone com aplicativo do WhatsApp.
Na próxima segunda-feira (22), integrantes do Conselho Consultivo Sobre Internet e Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vão se reunir com representantes do aplicativo WhatsApp. O objetivo do encontro é definir estratégia para evitar a propagação das chamadas fake news por meio da plataforma. Levantamentos internos, realizados pelo Tribunal, apontaram que a disseminação de notícias falsas por meio do aplicativo foi um grande entrave para a tranquilidade das eleições durante o primeiro turno.

O temor das autoridades é que a propagação de conteúdo que busca enganar ou interferir no voto do eleitor aumente no segundo turno, com uma disputa mais acirrada entre o candidato Jair Bolsonaro, do PSL e Fernando Haddad, do PT. O conselho pretende aplicar medidas disciplinares contra o WhatsApp, caso a empresa que faz a gestão do serviço não aponte medidas viáveis para atacar o problema.

A criptografia ponta a ponta, usada nas mensagens trocadas por meio do aplicativo, impede o acesso e a fiscalização das atividades durante a realização do pleito. No último dia 07, quando 117 milhões de eleitores foram às urnas, diversos vídeos, fotos e conteúdo de texto circulou sem controle da Justiça Eleitoral, e fez com que o TSE, a Polícia Federal e diversos órgãos públicos se mobilizassem para averiguar a extensão do problema.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação