Politica

Bolsonaro venceu em sete dos 10 menores colégios eleitorais do Brasil

O candidato do PSL teve mais de 50% dos votos válidos em cinco dos 10 municípios com as menores populações do país

Maria Eduarda Cardim - Especial para o Correio
postado em 16/10/2018 18:21

O candidato à Presidência Jair Bolsonaro na frente de uma bandeira do Brasil
Se nas cidades com mais de 500 mil habitantes, o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, obteve mais votos que Fernando Haddad (PT), nos pequenos municípios o cenário não é tão diferente. O capitão reformado do Exército venceu a votação em sete dos 10 menores colégios eleitorais do Brasil. Além de ficar em primeiro em sete municípios com a menor população do país, o presidenciável venceria ainda no primeiro turno em cinco deles.

Ao todo, os 10 menores colégios eleitorais do Brasil renderam 4.550 votos a Bolsonaro. Enquanto isso, o candidato petista teve 1.595 votos a menos, totalizando 2.955. Serra da Saudade (MG), município brasileiro de menor população de acordo com a Estimativa de População 2018 do IBGE, é um dos lugares onde o Bolsonaro venceria a eleição ainda no primeiro turno.
Na cidade de 786 habitantes, Bolsonaro recebeu 63,67% dos votos, enquanto o petista teve 14,80%. Em Cedro do Abaeté, também localizada em Minas, o candidato do PSL também venceria no primeiro turno. A mesma situação ocorre com dois municípios localizados em São Paulo. Em Borá e Uru, o deputado federal teve a maioria dos votos e seria eleito no último domingo (7/10).
Na região Sul do país, as duas cidades presentes no ranking das menores população do Brasil se dividem. Enquanto em União da Serra (RS), com 1.192 habitantes, elegeria Bolsonaro com 69,57% dos votos, no município a 194km de distância a situação é diferente. Em Engenho Velho, quem venceu a votação foi Fernando Haddad. No entanto, a disputa foi apertada. Com 48,73% dos votos, Haddad se manteve em primeiro, mas o candidato do PSL veio logo atrás com 38,23%.

Norte e Nordeste

Somente em dois dos menores colégios o petista teve mais votos para superar Bolsonaro ainda no primeiro turno. Um deles fica no Norte e o outro no Nordeste, região em que o PT garantiu a maioria dos votos. Miguel Leão fica no Piauí e, de acordo com a última estimativa de população feita pelo IBGE, tem 1.250 habitantes. Na décima menor população do Brasil, Haddad recebeu 64,32% dos votos válidos. Enquanto o adversário do petista no segundo turno teve apenas 23,85%.
Outra cidade que garantiu maioria de votos ao ex-ministro da educação foi Oliveira de Fátima, em Tocantins. Lá, o petista também venceria ainda no primeiro turno, mas por pouco. Haddad teve 50,09% dos votos, enquanto Bolsonaro ficou com 36,47%

Como foi a votação em cada município

Serra da Saudade (MG) ; 786 habitantes* ; Bolsonaro venceu no primeiro turno
Borá (SP) ; 836 habitantes* ; Bolsonaro venceu no primeiro turno
Araguainha (MT) ; 956 habitantes* ; Bolsonaro venceu, mas vai para o segundo turno
Engenho Velho (RS) ; 1.088 habitantes* ; Haddad venceu, mas vai para o segundo turno
Oliveira de Fátima (TO) ; 1.106 habitantes* ; Haddad vencue no primeiro turno
Anhanguera (GO) ; 1.137 habitantes* ; Bolsonaro venceu, mas vai para o segundo turno
Cedro do Abaeté (MG) ; 1.171 habitantes* ; Bolsonaro venceu no primeiro turno
Uru (SP) ; 1.177 habitantes* ; Bolsonaro venceu no primeiro turno
União da Serra (RS) ; 1.192 habitantes* ; Bolsonaro venceu no primeiro turno
Miguel Leão (PI) ; 1.250 habitantes* ; Haddad venceu no primeiro turno
*Os dados são da Estimativas de População de 2018 do IBGE

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação