Politica

Após ser indiciado pela Polícia Federal, Temer articula a reação

Presidente reúne ministros, advogado e marqueteiro para estudar resposta jurídica e política ao indiciamento no inquérito dos portos. Próximos passos dependem da decisão da procuradora-geral

Rodolfo Costa , Renato Souza
postado em 19/10/2018 06:00
A cúpula do Planalto pondera sobre a conveniência de o presidente fazer um pronunciamento público
O presidente Michel Temer convocou ontem a primeira reunião com ministros, marqueteiro e defesa para discutir os desdobramentos da apresentação do relatório final do inquérito dos portos. A Polícia Federal (PF) indiciou o emedebista e mais 10 pessoas ; incluindo a filha do chefe do Executivo federal, Maristela ; por suspeita de terem beneficiado empresas do setor portuário.

A intenção de Temer é monitorar e estudar os próximos passos a serem adotados nas frentes jurídica, política e de imagem. Para isso, convocou os ministros da Justiça, Torquato Jardim, de Minas e Energia, Moreira Franco, e da Secretaria de Governo, Carlos Marun. Também foram chamados o advogado Brian Alves Prado e o marqueteiro Elsinho Mouco. ;Foi uma reunião que, naturalmente, ocorreria após a apresentação do relatório;, informou um interlocutor.

No campo da Justiça, uma medida já foi adotada: na quarta-feira, a defesa entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido para anular o indiciamento do presidente. O argumento dos advogados é de que a PF indiciou Temer sem autorização da Suprema Corte. Uma decisão de 2007 entende que o plenário do STF deve definir a legitimidade ou não da instauração do inquérito e do indiciamento realizado pela PF de uma autoridade com foro privilegiado.

A decisão de se manifestar publicamente ou não foi outro assunto discutido com o presidente por Moreira, um dos principais estrategistas do governo e homem de confiança do presidente, e Elsinho. A possibilidade não é descartada, mas pode depender da manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR). ;Estamos aguardando o posicionamento. Não tem muito o que fazer antes;, ponderou um interlocutor do emedebista. A procuradora-geral, Raquel Dodge, tem 15 dias para decidir se denuncia o presidente. ;Não trabalhamos com a hipótese de uma terceira denúncia;, declarou Marun na quarta-feira.

Responsável pela articulação entre governo e Congresso, ele se reuniu com deputados e senadores, nos últimos dias, e manifestou a Temer que nem o parlamento se mostra à vontade para colocar em pauta uma nova denúncia. ;A preocupação, nessa reta final de ano, é com a aprovação de Medidas Provisórias (MPs) e outros projetos;, declarou outro interlocutor do governo.

Caso a PGR opte pela denúncia e ela seja aceita, Temer será afastado do cargo e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumirá temporariamente a Presidência da República e convocará eleições indiretas. ;Nenhum parlamentar quer esse desgaste faltando menos de dois meses para o fim das atividades legislativas;, declarou o interlocutor.

Repatriação

A PF não indiciou José Yunes, ex-assessor especial e amigo pessoal de Temer, mas ele está sendo investigado pela Receita Federal. O fisco apura a origem de US$ 20 milhões repatriados em dois programas de repatriação. Um pelo próprio emedebista, e outro pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação