Politica

Ideia de fusão de Agricultura e Meio Ambiente causa protesto na Esplanada

Ato aconteceu em frente ao prédio do Ministério do Meio Ambiente. ONGs e políticos também participaram da manifestação

Camilla Venosa - Especial para o Correio
postado em 19/10/2018 16:20
Manifestantes na frente do Ministério do Meio Ambiente
No inicio da tarde desta sexta (19/10), integrantes de ONGs, servidores públicos e políticos se reuniram em frente ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), na Esplanda dos Ministérios, para protestar contra a possível fusão das pastas de Meio Ambiente e Agricultura. Entre alguns outros pontos, os manifestantes também pediam pela defesa do meio ambiente e proteção do ativismo.

Durante o manifesto, alguns políticos foram convidados a se pronunciar, como foi o caso de Marina Silva. A ex-ministra, que saiu do primeiro turno com pouco mais de 1 milhão de votos, elogiou o trabalho do MMA. Em meio a aplausos e gritos de ordem de ;fora facismo", Marina Silva afirmou que a defesa do Meio Ambiente é uma causa apartidária. ;Esse é um movimento que vai além de partidos e além de candidaturas. É um movimento em defesa da democracia, da sustentabilidade econômica, social, política e, principalmente, ética;;, disse a ex-ministra.

Também discursaram no ato Érika Kokay, reeleita deputada federal pelo PT-DF, e Sônia Guajajara, vice da chapa de Guilherme Boulos, do PSOL. Além de políticos, ativistas de ONGs, como Maré Socioambiental e WWF Brasil, e funcionários do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também compareceram ao evento.

A fusão dos dois ministérios, transformando o Meio Ambiente em uma pasta da Agricultura faz parte das propostas de governo do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação