Politica

VÍDEO: Robert Shiller afirma que Bolsonaro é um risco à democracia

Prêmio Nobel de economia diz que há uma "onda de apoio público a governos extremamente autoritários que suprimem os direitos humanos"

Leonardo Cavalcanti
postado em 19/10/2018 15:27
Prêmio Nobel de economia diz que há uma
Em vídeo gravado a pedido de estudantes bolsistas brasileiros nos Estados Unidos, o prêmio Nobel Robert Shiller diz que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) é um risco à democracia no Brasil. Professor na Universidade de Yale, ele afirma que não gosta de interferir em assuntos de outros países, mas sente a necessidade de falar sobre a campanha do deputado federal do PSL.

"Temos visto uma onda de apoio público a governos extremamente autoritários que suprimem os direitos humanos. Vemos a mesma coisa acontecendo aqui nos EUA", afirma Shiller. "Tanto o Brasil quantos os EUA são dois grandes países. E, para mantê-los assim, precisamos ficar vigilantes na defesa da tolerância e da democracia", completa.

[VIDEO1]

Shiller ganhou o prêmio Nobel de economia em 2003, com o britânico Clive Granger. Suas pesquisas foram reconhecidas por desenvolver métodos de propriedades de volatilidade de séries temporais na economia, aplicados aos mercados financeiros. Segundo a Real Academia de Ciências da Suécia, com essa metodologia é possível esclarecer a evolução do mercado em períodos quando há turbulências seguidos por fases mais calmas.
Em 2017, no primeiro ano do governo de Donald Trump nos EUA, Shiller alertou para uma "ilusão" dos investidores em superestimar a imagem do presidente americano como o homem de negócios capaz de fazer acordos vantajosos.

Além do Nobel, Shiller é reconhecido pelo livro Exuberância irracional, clássico nos estudos da economia lançado nos anos 2000, que coloca em dúvida a racionalidade dos agentes econômicos em momentos de euforia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação