Politica

"As regras do jogo devem ser respeitadas", diz Rosa Weber

Ministra rebateu as acusações de fraude nas urnas e criticou a propagação de fake news por meio da internet

Renato Souza
postado em 21/10/2018 15:16
foto da ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para falar sobre resultados das eleições
A ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), criticou duramente o compartilhamento de notícias falsas pelas redes sociais, neste domingo (21). A Corte realiza uma coletiva de imprensa para tratar do assunto. Rosa disse que o primeiro turno das eleições "ocorreu dentro da normalidade".

Rosa afirmou que o sistema de votação é seguro e que não se pode colocar em dúvida o resultado do pleito. "Nestas eleições haverá vencedores e vencidos. As regras do jogo devem ser respeitadas. A Justiça Eleitoral não tem partido", disse.

A magistrada afirmou que nenhuma das suspeitas de fraude levantadas pela internet eram verdadeiras e que é necessário tempo para apurar as alegações que correm pelas redes sociais. "A Justiça Eleitoral não combate boatos com boatos. Com bate com processos, fundamentados e respeitando os trâmites judiciais", completou.

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, também presente na coletiva, disse que o inquérito sobre a disseminação de mensagens ofensivas a candidatos está em andamento deste o sábado (20). "Esse tipo de fato, se ocorreu, é crime. Os autos correm em sigilo e as investigações estão em andamento. Temos também diligências sobre as mensagens que circularam nas redes sociais. Como o caso do homem que votou com a arma. Ele foi identificado e autuado. A arma (simulacro) foi apreendida e ele responde por violação do sigilo do voto", disse.
Sobre um vídeo que circula nas redes sociais, em que o filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), Eduardo Bolsonaro, disse que basta "um soldado e um cabo" para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber, também membra da Suprema Corte, disse que tomou conhecimento da gravação. "O vídeo foi desautorizado pelo candidato. No Brasil as instituições estão funcionando normalmente. E juiz algum que honra a toga se deixa abalar por qualquer manifestação que pode ser compreendida como inadequada", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação