Politica

BTG/FSB mostra Bolsonaro com 60% dos votos válidos e Haddad com 40%

Os dois oscilaram um ponto percentual, segundo o último levantamento. Na semana anterior, o capitão reformado aparecia com 59%, e o petista com 41%.

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 22/10/2018 08:57
montagem com os dois candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).
A menos de uma semana do segundo turno das eleições de 2018, a pesquisa BTG Pactual/FSB mostrou o candidato Jair Bolsonaro (PSL) com 60% dos votos válidos. Já o presidenciável Fernando Haddad (PT) aparece com 40%. Os dois oscilaram um ponto percentual, segundo o último levantamento. Na semana anterior, o capitão reformado aparecia com 59%, e o petista com 41%.
O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (22/10), mesmo dia da publicação de nova pesquisa CNT/MDA, que mostra um diferença menor entre os dois candidatos (57% contra 43%). O instituto entrevistou 2 mil eleitores a partir de 16 anos por telefone, nas 27 unidades da federação, entre 20 e 21 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Os votos válidos calculados com base na soma das intenções de votos recebidas por todos os candidatos juntos. Ou seja, não são levados em consideração ;branco; ;nulo; ;nenhum;. Considerado o número total de votos, Bolsonaro tem 52% das intenções. Ele oscilou 1 ponto percentual para cima segundo a última pesquisa. Já Haddad tem 35%, o mesmo número do levantamento anterior.

Rejeição e razões de voto

Haddad tem rejeição de 52%, contra Bolsonaro, com 38%. De acordo com a pesquisa, 85% dos eleitores do deputado dizem que ele é a melhor opção, e 10% votam nele porque querem impedir a vitória do adversário. Já no caso do ex-prefeito de São Paulo, 75% eleitores acreditam que ele é a melhor opção, e 18% não querem que o outro candidato vença.

No entanto, 76% já dá como "certa" a vitória de Bolsonaro, e apenas 17% acredita que o PT será vitorioso.

Sentimento das eleições

A pesquisa também questionou o "sentimento" com as eleições. Em média, 73% dos entrevistados dizem que estão decepcionados, 69% esperançosos, 63% com medo, e 43% dizem estar empolgados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação