Politica

Brasileiros já votaram em 33 países, de acordo com TSE

Mais de 500 mil pessoas vão às urnas em países da Ásia, África, América do Norte e Oceania

Renato Souza
postado em 28/10/2018 11:45
Mais de 500 mil pessoas vão às urnas em países da Ásia, África, América do Norte e Oceania
A votação para presidente do Brasil já se encerrou em 33 países. Cidadãos brasileiros já foram às urnas no Oriente Médio, Ásia, Oceania, parte da Europa e alguns países da Ásia. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 500.727 eleitores que vivem no exterior estão aptos a votar em 171 localidades eleitorais de 99 países.

Quem está fora do Brasil só vota para presidente da República. O maior contingente está nos Estados Unidos, onde 160 mil cidadãos podem participar do pleito. Em seguida aparece o Japão, com 60 mil brasileiros e Portugal, com 39 mil.

Até as 11h, a votação já foi encerrada na Nova Zelândia, Austrália, Japão, Coreia do Sul, China, Taiwan, Cingapura, Filipinas, Malásia, Hong Kong, Timor Leste, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Índia, Omã, Nepal, Emirados Árabes, Israel, Palestina, Chipre, Quênia, Rússia, Kuwait, Ucrânia, Turquia, Finlândia, Catar, Tanzânia, Líbano, Jordânia, Arábia Saudita e Grécia.

Apesar de boletins de urnas com os resultados de algumas sessões já estarem fixados nos locais de votação, a apuração oficial começa apenas às 19h, pelo horário de Brasília, por conta do fuso horário do Acre. Ao meio-dia, eleitores nos Estados Unidos e no Canadá são os últimos a votar fora do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação