Politica

Cientistas políticos esperam aumento de abstenções no segundo turno

No primeiro turno, 20,33% dos eleitores não compareceram às seções eleitorais; 6,14% preferiu anular o voto e 2,65% votaram em branco

postado em 28/10/2018 17:41
No primeiro turno, 20,33% dos eleitores não compareceram às seções eleitorais; 6,14% preferiu anular o voto e 2,65% votaram em branco O alto grau de polarização da eleição para presidente da República pode aumentar o número de abstenções, votos nulos e brancos. O contingente deve subir com a falta de engajamento dos eleitores que preferiram não escolher entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

No primeiro turno, 20,33% dos eleitores não compareceram às seções eleitorais; 6,14% preferiu anular o voto e 2,65% votaram em branco.

;Nessa eleição muito polarizada, há duas vítimas: a verdade e o eleitor moderado;, comenta o cientista político Creomar de Souza, professor da Universidade Católica de Brasília. Para ele, ;posições extremadas desagradam muitos eleitores;.

;Essa parcela expressiva do eleitorado ficará insatisfeita com qualquer um dos eleitos;, complementa Thiago Vidal, gerente do Núcleo de Análise Política da Prospectiva Macropolitica, de Brasília. Vidal e Souza participam neste momento de programa especial da TV Brasil que acompanha a apuração de votos em todo o Brasil.

Além do segundo turno presidencial, 13 estados e o Distrito Federal escolhem seus novos governadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação