Rafael Alves/Estado de Minas, João Vítor Marques / Estado de Minas
postado em 29/10/2018 09:54
Representantes de 13 partidos diferentes foram eleitos governadores dos 26 estados e do Distrito Federal nas eleições de 2018. Apesar da derrota em âmbito nacional de Fernando Haddad para Jair Bolsonaro (PSL) na corrida presidencial, o PT elegeu quatro candidatos nos estados, número superior a todas as outras legendas.
Em comparação com 2014, o partido que mais perdeu representantes foi o MDB, chamado anteriormente de PMDB. Há quatro anos, o partido foi maioria e elegeu sete governadores. Em 2018, foram três.
Se por um lado o PMDB perdeu força, o contrário se aplica ao PSL. Sem nenhum eleito em 2014, o partido ;surfou; na onda do novo presidente Jair Bolsonaro e terá três representantes nos estados. PSD e PSB também elegeram três governadores cada nestas eleições.
Num cenário ;macro;, nota-se ligeira descentralização. Em 2014, nove partidos elegeram governadores. PMDB (sete), PT (cinco) e PSDB (cinco) haviam sido os principais vencedores. Em 2018, foram 13 legendas vitoriosas nos estados.
Em Minas Gerais, o Novo elegeu Romeu Zema em uma vitória expressiva, com mais de 70% dos votos válidos, sobre Antonio Anastasia (PSDB).