Politica

Secretário pede desculpas por áudio sobre perseguir gays após eleição

Apoiador de Bolsonaro nas redes sociais, o titular da pasta de Esportes em Bambuí disse ter feito uma 'zoação' entre amigos

Juliana Cipriani/Estado de Minas
postado em 31/10/2018 09:35
Ramon Gabriel pediu desculpas pela 'brincadeira' que fez com o grupo de amigos
Um áudio feito logo após a vitória do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), no domingo (28/10), levou o secretário de Esportes de Bambuí, município da Região Centro-Oeste de Minas, Ramon Gabriel, a se desculpar nas redes sociais. Nele, o funcionário do primeiro escalão da prefeitura diz que o país mudou e que, agora, vai perseguir os homossexuais.
O titular da pasta, que também é dono de uma academia de Crossfit e usa o slogan de campanha de Bolsonaro e um ;PT não; na foto do perfil, também diz querer que a esquerda do grupo (de Whatsapp) se exploda.
;Quero que essa esquerda desse grupo se exploda. Eu quero nego demitido, perseguido, eu quero nego viado que toma uma arrombada no c;, ele vai gostar, só pode. Quero que se exploda. Agora mudou, o país mudou e agora nós vai (sic) perseguir mesmo, nós é mau. Agora mudou o negócio, fica velhaco aí, galera;, diz o secretário no áudio.
Em conversa com o Estado de Minas, o secretário Ramon Gabiel disse que estuda processar a pessoa que vazou a mensagem. Segundo ele, o áudio foi para um grupo de Whatsapp do qual participam 25 pessoas. Um dos amigos lhe contou ter enviado a mensagem para outra pessoa, que divulgou nas redes.

;Estava zoando;

;Esse áudio está distorcido, fora de contexto. Estava zoando os integrantes do próprio grupo dentro de outra conversa. Se alguém pega uma fala só é lógico que dá essa descontextualidade;, afirmou Ramon.

O secretário disse que quando falou em perseguição se referia aos integrantes do grupo e era ;zoação;. ;Meu amigo já pediu desculpas, infelizmente confiou em uma pessoa maldosa e enviou o áudio. Mas não tenho nenhum preconceito, quem me conhece sabe que sempre convivi (com gays) e para mim não tem nenhum diferença;, afirmou.

O secretário disse não acreditar que a eleição de Bolsonaro vá causar perseguição a homossexuais. Segundo ele, tal ideia viria da ;própria classe; e da mídia. ;Mas creio que o Brasil com Bolsonaro vai ser até mais unido;, disse.

O secretário divulgou um pedido de desculpas em seu Facebook. Ele disse ter conversado com o prefeito da cidade Olívio Vieira, que o orientou a se retratar. Ramon afirmou ainda que, após comentários negativos, tornou o texto privativo aos amigos na rede social.
No texto, ele dizia estar embriagado e ter feito uma brincadeira. ;Desculpa a quem se sentiu ofendido;, diz.
Em seu perfil no Facebook, o prefeito de Bambuí Olívio Teixeira (PSB) afirmou que foi "surpreendido" pelo áudio. "Este áudio causou desconforto em muitas pessoas, inclusive a mim, pelo vocabulário utilizado e principalmente pela manifestação de intolerância a diferenças de pensamento e escolhas pessoais ali demonstradas", ressaltou.

Confira o texto de desculpas postado pelo secretário no Facebook


Boa tarde a todos!
Como já deve ser de conhecimento de todos o áudio que anda circulando pelo WhatsApp. Esse mesmo áudio foi tirado de um grupo de WhatsApp de amigos onde a zuaçao (sic) acontece o tempo todo e um áudio vazado por uma pessoa maldosa querendo ver o mau (sic) do próximo. Quem me conhece sabe a educação que tenho com as pessoas e que nunca descriminei (sic) ninguém. Tudo que é dito no áudio foi uma brincadeira caricata do personagem "Bolsonaro" realizada com alguns amigos em momento de embriagues (sic) estampada e se de alguma forma ofendi alguém peço desculpas. Na fala que digo que vamos perseguir as pessoas passa outro tipo de contexto da real empregada na "brincadeira", quando a pessoa que escuta não é integrante do grupo, pois o sentido da brincadeira é que nós iríamos perseguir os membros de dentro do grupo na zuaçao (sic) todos os dias. Infelizmente um áudio sem o seu contexto deixa as pessoas com uma má impressão de minha pessoa e que o estrago que fez não tem volta e espero que quem me conhece de verdade saiba que nunca recriminei ninguém e sempre respeito todos com suas diferenças.
Obrigado e desculpa a quem se sentiu ofendido.

Veja a íntegra da nota do prefeito de Bambuí Olívio Teixeira (PSB):

"Caros Bambuienses, boa tarde!

Fui surpreendido por um áudio colocado no Whatsaap pelo Secretário Municipal de Esportes. Este áudio causou desconforto em muitas pessoas, inclusive a mim, pelo vocabulário utilizado e principalmente pela manifestação de intolerância a diferenças de pensamento e escolhas pessoais ali demonstradas.

Sou defensor da liberdade de pensamento, da livre escolha e do respeito às diferenças. Como trata-se de um Secretário Municipal, pedi explicações e me foi relatado que o áudio seria de caráter privado, restrito a um grupo de amigos, onde esse tipo de brincadeiras entre as partes era comum e que infelizmente foi extraviado para o público, o que lhe causou muito constrangimento, pois a fala não reflete sua maneira real de pensar e pediu sinceras desculpas pelo ocorrido.
Pedi que se retratasse publicamente, para que pudéssemos arrefecer os ânimos e acalmar aqueles que, justificadamente, se sentiram incomodados, inclusive a administração municipal.

A retratação e o pedido de desculpas foram publicados em sua página na mídia social Facebook.

Como chefe do executivo e ciente de minha responsabilidade, também peço desculpas a todos pelo incidente e pelo mal estar causado.

Esta administração preza pela liberdade de escolha e não compactua com a intolerância.
Muito obrigado a todos"

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação