Politica

Transição começa com 22 indicados para áreas econômica e de infraestrutura

Os técnicos indicados devem ter a nomeação publicada nesta quinta-feira (1/11)

Rodolfo Costa
postado em 31/10/2018 18:40
Lorenzoni entregou a lista com os nomes ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha
A transição entre governos começou oficialmente nesta quarta-feira (31/10). O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), indicado para ser o ministro-chefe da Casa Civil no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), entregou hoje ao atual titular da pasta uma lista com 22 nomes para compor o gabinete de transição. São técnicos que irão compor cargos de confiança para coletar informações e trabalhar na construção da futura gestão.

[SAIBAMAIS]Os técnicos indicados até o momento devem ter a nomeação publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira. Lorenzoni não confirmou nenhum nome, mas assegurou que são profissionais com experiência nas áreas de economia e infraestrutura. ;São as duas áreas que concentram o maior número de técnicos;, afirmou o futuro chefe da Casa Civil.

Na próxima semana, Bolsonaro estará em Brasília, onde se encontrará com o presidente Michel Temer e iniciar formalmente o processo de transição. O pesselista também irá dar as primeiras sinalizações em relação à estrutura ministerial e aos principais projetos, programas ou áreas que vai determinar para que a equipe de transição foque como prioridade.

Por ora, o gabinete de transição de Bolsonaro atuará com os apenas 22 nomes indicados. No entanto, à medida em que o presidente eleito estruturar a equipe ministerial, novos técnicos serão nomeados, explicou Lorenzoni. ;Na medida em que os ministros sejam nomeados, serão trazidos novos técnicos para cada área específica;, sustentou.

Ao todo, Bolsonaro poderá indicar 50 pessoas para o comitê formal de transição. Todos serão sustentados com recursos do Tesouro Nacional e atuarão como comissionados até a posse do pesselista. Entre os 22 nomes, está o próprio Lorenzoni, que será o coordenador do gabinete de transição. Outros que devem compor são o general Augusto Heleno, cotado para assumir o ministério da Defesa, e o coordenador do programa econômico do governo, Paulo Guedes.

Pelo menos oito cargos serão ocupados por pessoas de confiança de Guedes. . Nesta quarta, o mercado financeiro ventilou alguns economistas que deverão compor o comitê de transição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação