Politica

Ao chegar ao Rio, Moro diz que o país precisa de uma agenda anticorrupção

Moro se reúne com Bolsonaro nesta quinta e deve aceitar convite para assumir o ministério da Justiça

Denise Rothenburg, Renato Souza
postado em 01/11/2018 08:31

Para especialistas que acompanham o processo político, ocupar o Ministério da Justiça representa uma espécie de rito de passagem para, futuramente, ser nomeado para o Supremo

O juiz Sérgio Moro, da 13; Vara Federal de Curitiba, chegou por volta das 9 horas a residência do presidente eleito Jair Bolsonaro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O magistrado conversa com Bolsonaro sobre a possibilidade de que assuma o Ministério da Justiça, que deve ser fundido com o Ministério da Segurança Pública, Controladoria-Geral da União (CGU), entre outros órgãos.

Antes de chegar ao Rio, no voo que partiu de Curitiba, o magistrado disse que ainda não existe uma decisão. "Se houver a possibilidade de uma implementação dessa agenda, convergência de ideias, como isso ser feito, então há uma possibilidade. Mas como disse, é tudo muito prematuro", disse. A expectativa é que ainda hoje seja divulgado se o magistrado vai ou não integrar a pasta. Bolsonaro quer definir a equipe de governo o quanto antes.

Durante o voo, o juiz chegou a dizer que ainda não há nada definido. "Ainda vai haver a conversa", emendou. O juiz responsável pelos principais processos judiciais da Operação Lava-Jato desembarcou diretamente na pista de pouso, de onde partiu para a casa de Bolsonaro, onde chegou às 9h, em carro da Polícia Federal (PF) e falou apenas com a Rede Globo que o acompanhou na viagem.

A inclinação do juiz curitibano, diante da escolha de seu nome, foi claramente positiva.Na tarde dessa quarta-feira (31/10), a colunista Sonia Racy, do jornal O Estado de S. Paulo, disse que Moro aceitará o convite de Bolsonaro porque assumirá um ministério da Justiça ampliado. O encontro será com com Jair Bolsonaro e seu vice, o general Hamilton Mourão.

, o novo ministério da Justiça seria mais abrangente e incluiria a área de Segurança Pública - que tem sob seu comando a Polícia Federal -, mais a Secretaria da Transparência e Combate à Corrupção, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Moro desembarca agora de manhã no Rio de Janeiro e retorna no começo da tarde para Curitiba, onde mora.

Enquanto o juiz está reunido com o presidente eleito, populares e jornalistas aguardam na porta do condominío a saída de Sérgio Moro. Com direito a bonequinho Super Moro na mão

Convite


Após as eleições, Bolsonaro afirmou, durante entrevistas, que Moro poderia assumir o Ministério da Justiça ou, futuramente, uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O juiz federal agradeceu o convite, afirmando estar ;honrado; pela lembrança e que ;refletiria; sobre o assunto. ;Caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão.;

Para especialistas que acompanham o processo político, ocupar o Ministério da Justiça representa uma espécie de rito de passagem para, futuramente, ser nomeado para o Supremo.

Supremo


Durante o mandato presidencial, Bolsonaro poderá fazer duas indicações ao Supremo. A primeira oportunidade será em novembro de 2020, quando o ministro Celso de Mello, decano da Corte, completa 75 anos e será aposentado compulsoriamente. No ano seguinte, será a vez do ministro Marco Aurélio Mello deixar o STF.

Moro, de 46 anos, procura ser discreto nas atitudes, mas ganhou notoriedade ao comandar, há quatro anos, o julgamento em primeiro instância dos processos relativos à Operação Lava Jato, nos quais foram envolvidos nomes como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro José Dirceu, empresários e parlamentares.

O escândalo relativo aos desdobramentos da Lava-Jato é considerado um dos mais complexos casos de corrupção e lavagem de dinheiro no país. No ano passado, Moro condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão. Foi a primeira condenação de um ex-presidente da República. A decisão foi ampliada em segunda instância, e o ex-presidente agora cumpre pena em Curitiba, desde abril.
Com informações da Agência Estado e da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação