Politica

Bolsonaro confirma transferência de embaixada de Israel para Jerusalém

No Twitter, o presidente eleito afirma que, assim como defendeu durante a campanha, irá transferir a embaixada que atualmente está sediada em Tel Aviv

postado em 01/11/2018 17:00
Sede embaixada Brasil em Israel
O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou em sua conta no Twitter que, assim como prometido em campanha, mudará a sede da embaixada brasileira de Israel para Jerusalém, a exemplo dos Estados Unidos e Guatemala.

"Como afirmado durante a campanha, pretendemos transferir a Embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém. Israel é um Estado soberano e nós o respeitamos", escreveu Bolsonaro.
[VIDEO1]
A medida é vista com muita cautela, uma vez que os palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como capital para o seu futuro Estado, e a cidade não é reconhecida como capital indivisível de Israel pela comunidade internacional.

Em 2012, após aprovação em assembléia geral, a ONU reconheceu a Palestina como Estado observador. Dois anos antes, o então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, enviou uma carta apontando que o Brasil reconhecia o Estado da Palestina.

Mais cedo, o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, repudiou a publicação do jornal Israel Hayom em que Jair Bolsonaro confirma a transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém e a mudança de local da embaixada da Palestina no Brasil. Segundo Alzeben, as publicações no periódico israelense não são verdadeiras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação