Politica

Bolsonaro recebe embaixador italiano e discute situação de Battisti

País europeu pede extradição de Battisti; presidente eleito já sinalizou que autorizaria a medida

Liana Sabo, Agência Estado
postado em 05/11/2018 12:50

O embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, ao lado do presidente eleito Jair Bolsonaro

O embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, visitou o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) na manhã desta segunda-feira (5/11), para tratar do futuro da relação entre os dois países e discutir a situação do ativista italiano Cesare Battisti, condenado no país europeu por terrorismo. Bernardini deixou o condomínio onde Bolsonaro mora, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, demonstrando satisfação pelo encontro.


"O caso Battisti é muito claro. A Itália está pedindo a extradição do Battisti, o caso agora está sendo discutindo no Supremo Tribunal Federal e esperamos que o Supremo tome uma decisão no tempo mais curto possível", disse Bernardini.

O embaixador não quis antecipar se Bolsonaro fez alguma promessa sobre o caso, mas destacou que o presidente eleito "tem ideias muito claras sobre Battisti". Bolsonaro já declarou que pretende autorizar a extradição do italiano.

Paolo Miraglia, cônsul da Itália no Rio; Bernardini; Bolsonaro; Felipo La Rosa, cônsul da Itália em SP; e Pietro Petaglia, editor da Revista Comunità Italiana


Segundo Antonio Bernardini, o encontro também serviu para reafirmar as boas relações entre os dois países. "Temos uma presença no Brasil que é histórica. É claro que estamos olhando para o futuro para aumentar a presença italiana no Brasil", afirmou o embaixador.

Antes dele, uma comitiva chinesa - composta pelo embaixador Li Jinzhang, pelo ministro Song Yang, pelo ministro conselheiro Qu Yuhui e pela tradutora Liu Xiyuan -, . O grupo saiu sem dar declarações.

Bernardini será homenageado nesta terça-feira (6/11) em um almoço no Rio de Janeiro. O chef Rosario Tessier, da Trattoria da Rosario, na QI 17 do Lago Sul, será o responsável pelo menu. Como o embaixador é alérgico a frutos do mar, os pratos serão típicos da culinária napolitana, à base de peixes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação