Politica

Equipe de transição de Bolsonaro começa com 10 grupos de trabalho

Os técnicos nomeados têm objetivo de garantir a manutenção do Estado assim que Bolsonaro tome posse

Rodolfo Costa
postado em 05/11/2018 18:32
Jair Bolsonaro
A equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) começará com 28 integrantes divididos entre 10 grupos de trabalho. Na tarde desta segunda-feira (5/11), 27 nomes foram publicados em edição extra do Diário Oficial da União. Junta-se a eles o ministro Extraordinário Onyx Lorenzoni, coordenador do comitê. Munidos de informações obtidas pelo atual governo, os técnicos vão trabalhar na construção da futura gestão.

[SAIBAMAIS]O objetivo é garantir a manutenção do Estado assim que Bolsonaro tome posse, em 1; de janeiro de 2019. Para isso, a equipe trabalha em diversas frentes para estudar as atuais políticas implementadas e avaliar o que pode ser feito na gestão pesselista. Os 10 grupos de trabalho são: desenvolvimento regional; ciência, tecnologia, inovação e comunicação; modernização do Estado; economia e comércio exterior; educação, cultura e desporto; Justiça, segurança e combate à corrupção; Defesa; Infraestrutura; Produção sustentável; e saúde e assistência social

A primeira reunião ocorreu ainda nesta segunda. Os grupos de infraestrutura e ciência e tecnologia ditaram os rumos do primeiro encontro, onde foram feitos os primeiros ajustes, explicou Lorenzoni. ;Criamos os primeiros grupos que serão acrescidos de outros anunciados ao longo da semana;, afirmou.

Até o fim da semana, Lorenzoni admitiu que mais nomes podem ser nomeados. Há, inclusive, a possibilidade de ultrapassar o limite de 50 técnicos indicados para cargos comissionados. Alguns colaborarão voluntariamente, ou seja, não serão remunerados. Dos 27 técnicos, cinco entraram como excedentes voluntários. ;De hoje para amanhã serão publicados mais alguns nomes. Se for o cenário de 16 ministérios e cada um indicar dois, estaremos no limite com a indicação de outros 22 ou 24 nomes;, justificou.

Com critério e calma, a meta é alternar entre indicados para o grupo de transição os 50 nomes autorizados por lei e todos os outros que entrarão como excedentes ou colaboradores voluntários. ;Foi a forma que achamos para dar consistência e amplitude aos diversos grupos de trabalho;, acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação