Publicidade

Correio Braziliense

'Acreditar e respeitar o jogo democrático faz uma nação grande', diz Toffoli

O presidente do STF disse ainda que os principais acontecimentos que marcaram o Brasil nos últimos cinco anos foram levados pelas vias institucionais e democráticas


postado em 07/11/2018 11:28 / atualizado em 07/11/2018 11:28

(foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)
(foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)
 

 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, disse, na manhã desta quarta-feira (7/11), que o respeito à democracia faz uma nação ser grande e vitoriosa. Toffoli participou da cerimônia de abertura do "XXI Congresso Internacional de Direito Constitucional", realizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) em parceria com a FGV Projetos e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL).

"Os desafios existem e sempre existirão. O jogo democrático traz incertezas. A coragem de se jogar nessas incertezas é o que faz uma nação grande. Acreditar e respeitar o jogo democrático faz uma nação grande e vitoriosa", disse.

O presidente da Corte disse ainda que os principais acontecimentos que marcaram o Brasil nos últimos cinco anos foram levados pelas vias institucionais e democráticas e reforçou que a Constituição Federal de 1988 garantiu a democracia e a solidificação das instituições brasileiras.

"A sociedade brasileira, com todas as suas dificuldades e complexidades, caminhou com passos largos no sentido da institucionalidade, superando a pessoalidade. Hoje temos clareza de que instituições são maiores do que as pessoas. Até porque as pessoas passam e as instituições ficam", finalizou o ministro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade