Politica

Doria diz que defenderá apoio do PSDB às 'boas propostas' do governo Bolsonaro

O governador eleito de São Paulo relatou que se encontrou hoje com 58 parlamentares do PSDB, entre eleitos e não eleitos, que manifestaram, segundo ele, o desejo de apoio do partido ao novo governo

Hamilton Ferrari
postado em 07/11/2018 19:00
João Doria
O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB) afirmou que, se depender do PSDB de São Paulo, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) terá governabilidade. Ele se reuniu na tarde desta quarta-feira (7/11) com o militar reformado que ocupará a chefia do Palácio do Planalto.

A reunião foi no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde ocorrem as reuniões do governo de transição. Segundo Doria, se depender do PSDB de São Paulo, o governo do PSL terá apoio das ;boas causas, propostas e iniciativas;. ;O que for bom para o Brasil, o presidente terá nosso apoio;, destacou. ;Disse ao presidente que o PSDB de São Paulo não fica em cima do muro. Tem lado. E o lado do PSDB de São Paulo é o lado do Brasil;, enfatizou.

O partido ainda anunciou uma posição oficial sobre o futuro governo Bolsonaro. O atual presidente do partido, Geraldo Alckmin (PSDB), foi derrotado pelo candidato do PSL na corrida presidencial. O tucano ajudou a eleger Doria à prefeitura de São Paulo em 2016, mas, após desavenças, os dois são considerados agora ;polos opostos; no partido. Alckmin chegou a chamar Doria de traidor em gravação.

O futuro governador de São Paulo ressaltou que o apoio a Jair Bolsonaro não exige ;contrapartidas;. ;Sem nada em troca, sem posição em governo, sem estatais. Não é preciso absolutamente nada e nem desejamos ou pleiteamos;, destacou Doria. ;Não é neutralidade, muito menos oposição. Todas as boas propostas do governo bolsonaro na área econômica, na institucional e de governabilidade, terão, ao nosso ver, apoio do PSDB;, acrescentou.

Apoio Parlamentar

Doria também sinalizou que os parlamentares do PSDB estão alinhados com o discurso de apoio a Bolsonaro. Sobre reforma da Previdência, disse que o PSDB vai dar apoio de ;imediato;. ;Posso dizer a vocês que hoje eu reuni 58 parlamentares do PSDB aqui em brasília. Deputados que estão cumprindo o final de seus mandatos, deputados que se reelegeram, ou que se elegeram, e a nossa posição é de apoio à reforma da previdência, ainda que em etapas;, apontou o governador eleito. ;E ainda que a primeira etapa seja a redução das idades, de 56 a 61 anos. Exatamente a proposta do Paulo Guedes (futuro ministro da Economia);, completou.

Ele disse ainda que a reunião desta quarta-feira (7/11) com os parlamentares ficou ;muito claro; o sentimento de apoio à proposta. ;Nós não fizemos ali uma votação nominal, mas ficou muito claro que a maioria expressiva dos deputados que participaram desse encontro advogam da mesma tese;, disse Dória.

Presidência do PSDB

Perguntado se ele seria candidato à presidência do PSDB, entrando no lugar de Alckmin, Doria negou. ;Não. Eu sou candidato ao que partido sintonize a sua realidade com o Brasil. Eu não me apresento como candidato, mas apresento, sim, uma proposta que o PSDB esteja sintonizado com o que eu chamo de chão de fábrica. O PSDB precisa sair do elevador, sair do 5; andar de um prédio e colocar os pés na fábrica e estar sintonizado com a população, sobretudo a população mais simples e sofrida do brasil, que foi a que elegeu jair bolsonaro presidente;, finalizou.

Secretariado de SP

Com as críticas da falta de mulheres nas secretarias de SP, o futuro governador declarou que haverá nomes femininos nas pastas. ;Nós teremos mulheres no nosso governo. Aos poucos nós estamos anunciando nossos secretários. Amanhã vamos anunciar mais dois secretários;, disse. Ele não citou quais áreas e os nomes, mas, a princípio, não será da Segurança Pública. Doria ressaltou que o convite para o Gilberto Kassab assumir a secretaria da Casa-Civil do estado não será desfeito, mesmo após as críticas. ;Nenhuma possibilidade;, enfatizou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação