Politica

Dr. Rey vai à casa de Bolsonaro e pede para ser ministro da Saúde

Cirurgião plástico e apresentador de tevê esteve no condomínio onde mora o presidente eleito na Barra da Tijuca. Se empossado, ele quer extinguir o SUS

Otávio Augusto
postado em 09/11/2018 12:23
O médico deixou claro que não foi convidado pela equipe de Bolsonaro para o encontro
De olho em uma das mais tradicionais pastas da Esplanada, o cirurgião plástico e apresentador de tevê Dr. Rey se candidatou ao cargo de chefe da Saúde. O médico esteve, nesta sexta-feira (9/11), no condomínio onde mora Jair Bolsonaro e sugeriu o próprio nome para comandar o ministério.

Uma das primeiras propostas do cirurgião, caso seja empossado como ministro, é acabar com o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, nos Estados Unidos é assim, e a população é melhor atendida.

"Quero que todo brasileiro tenha seguro privado. Vamos dar qualidade ao atendimento do brasileiro. O que acontece no SUS é um crime. Eventualmente, eu quero fechar o sistema público. Todo brasileiro terá seguro privado", disse na entrada do condomínio, segurando uma bandeira do Brasil.

Dr. Rey minimizou a polêmica que seu projeto poderia causar. "Não é loucura, gente. É assim nos Estados Unidos. Trago um sistema de primeiro mundo. Esperar dois anos para um mamograma do seio é crime contra a humanidade", criticou.


Autoconvite

O médico deixou claro que não foi convidado pela equipe de Bolsonaro para o encontro. "Eu sou louco pelo Brasil. Talvez nem abram a porta, mas eu amo o Brasil. Aprendi muito lá fora e espero contribuir de alguma maneira", ponderou.

"Eu sou cogitado para ministro da Saúde. Fui treinado lá fora, conheço o sistema de primeiro mundo. Estávamos no mesmo partido, somos amigos e espero que ele (Bolsonaro) me cogite para ministro", argumentou Dr. Rey, antes de entrar no condomínio na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O médico foi autorizado a entrar no residencial e ficou por lá durante 30 minutos. Ao sair, não disse se foi recebido ou não por Bolsonaro. O Correio entrou em contato com a equipe do presidente eleito e aguarda posicionamento.


Ministério reage

Em nota, o Ministério da Saúde repudiou a possibilidade de extinção do SUS. ;Atualmente no Brasil, 160 milhões de pessoas, ou seja, cerca de 70% da população, utiliza exclusivamente o SUS de forma gratuita, desde um simples atendimento ambulatorial a serviços de média e alta complexidade, como o transplante de órgãos. Em 2017, por exemplo, foram realizados 3,9 bilhões de procedimentos ambulatoriais; 1,3 bilhão de consultas/atendimentos e 11,4 milhões de internações;, afirmou a pasta.

Cirurgião, político e apresentador

Dr. Rey concorreu a uma vaga de deputado federal por São Paulo em 2014, mas não foi eleito. Este ano, foi pré-candidato ao Palácio do Planalto, mas desistiu da disputa.

Cirurgião conhecido por celebridades, o médico é muito requisitado para colocação de próteses mamárias. Apresentou no Brasil e nos Estados Unidos programas de televisão com essa temática. Ele se especializou na prestigiada Harvard Medical School, em Boston.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação