Politica

Ibaneis, Doria e Witzel promovem reunião com governadores eleitos

A ideia do evento, que ocorre nesta quarta-feira em Brasília, partiu dos eleitos no DF, em São Paulo e no Rio e reúne outros 16 futuros governadores

Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 14/11/2018 11:02
O governador eleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB), explicou que o evento serve para os futuros governantes trocarem experiências
Governadores eleitos de 18 estados e do Distrito Federal reúnem-se nesta quarta -feira (14/11) no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) para o encontro do Fórum de Governadores. O objetivo da reunião é encontrar pautas permanentes entre as Unidades da Federação e construir um novo Pacto Federativo. O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) passará pelo evento no começo da tarde, onde receberá uma carta com os principais pontos levantados durante as reuniões.

O governador eleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB), explicou que o evento serve para os futuros governantes trocarem experiências e debatam sobre problemas comuns, e acrescentou que não foi colocada uma pauta específica para o evento para tratar de temas como a renegociação de dívidas dos Estados. ;No caso do DF, temos o papel de recepcionar. Somos a sede do poder central, queremos tratar o DF como a capital do Brasil, o que deixou de acontecer há muito tempo;.

[SAIBAMAIS]Para Ibaneis, o atual modelo de gestão administrativa vem colocando municípios, Estados e a União em uma situação difícil. ;Vamos tratar de um novo pacto federativo que dê condições a todos os governadores de melhorar a situação das suas populações e da sociedade como um todo;, completou.

Os futuros ministros da Fazenda, Paulo Guedes; e da Casa Civil, Onix Lorenzoni, participarão de palestras com os chefes dos Executivos locais. A organização do evento partiu dos governadores eleitos do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), de São Paulo, João Doria (PSDB) e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC).

[FOTO1286521]

Além do pacto federativo, os governadores avaliarão temas como a previdência e a governabilidade, segundo João Doria. ;O pacto contempla recursos para que os governadores tomem as decisões na Saúde, Educação, Infraestrutura, Obras, transporte público e Segurança, que são os principais problemas trazidos pelos governadores;.

Ausências

O governador eleito do Piauí, Wellington Luís (PT), e o vice-governador eleito da Bahia, João Leão (PP), foram os únicos chefes de Estado do Nordeste que compareceram ao encontro. A região foi a única onde Jair Bolsonaro perdeu nas eleições presidenciais. Ibaneis Rocha afirmou que não se trata de um retalhação. ;Todos querem se integrar a esse novo modelo de administração;, garantiu.
Camilo Santana (PT/CE) estava em viagem e não pôde comparecer; Fla%u0301vio Dino (PCB/MA) teve compromisso superveniente que impossibilitou a presenc%u0327a; Joa%u0303o Azeve%u0302do (PSB/PB) tinha compromissos anteriormente agendados; Paulo Ca%u0302mara (PSB/PE) está em viagem; Belivaldo Chagas (PSD/SE) tinha compromissos previamente agendados e Renan Filho (MDB/AL) não informou o motivo da ausência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação