Politica

TCU realiza fórum sobre políticas públicas para novos governos

O fórum também busca ser uma oportunidade de buscar aproximação com os governadores eleitos e apontar os gargalos a serem enfrentados

Ingrid Soares
postado em 22/11/2018 06:00

TCU

Com o objetivo de debater alternativas para a efetivação de políticas públicas nas áreas de educação, saúde e segurança pública com os novos governos, o Tribunal de Contas da União (TCU) realiza, hoje e amanhã, o 2; Fórum Nacional de Controle.

O coordenador do evento, ministro Augusto Nardes, ressalta que o fórum busca integrar as instituições de controle externo e interno das esferas municipal, estadual e federal e dos três poderes, além de ser uma oportunidade de buscar aproximação com os governadores eleitos e apontar os gargalos a serem enfrentados. O TCU realizou 500 auditorias em todas as áreas da União e criou um levantamento que mostra as falhas das políticas públicas implementadas, além de indicar correções. Os índices serão apresentados hoje, no primeiro dia do fórum.

;Precisamos analisar as políticas de maneira transversal. Temos R$ 144 bilhões em obras inacabadas. Não há um planejamento integrado entre municípios, estado e União. Precisamos discutir o motivo de a educação ser diferente pelas regiões do país, o porquê de as obras começarem e não terminarem;, afirmou Nardes. ;Temos 1.300 UPAs. Desse total, 750 estão inacabadas. Mais de 3 mil creches, boa parte também inacabada. Se não tiver um centro de governo, boa logística e bom sincronismo, vamos continuar começando e não terminando as obras, levando boa parte do dinheiro público para o ralo.;

Entre os convidados, estão o presidente Michel Temer e o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, além do futuro governador do DF, Ibaneis Rocha. O presidente eleito, Jair Bolsonaro, também foi convidado para o encerramento do evento, mas, até o fechamento desta edição, não havia confirmado presença. Nardes realizará também um curso de capacitação com o primeiro escalão do governo de Ibaneis, em 5 de dezembro.

No último dia 20, o presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, recebeu uma visita de cortesia de Bolsonaro, que esteve acompanhado dos próximos ministros da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno.

Durante o encontro, Bolsonaro recebeu publicações do TCU, que podem auxiliar no governo federal em quesitos, como segurança energética e modernização da gestão pública.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação