Politica

Extinção do Ministério do Trabalho é inconstitucional, defende órgão

De acordo parecer, a medida de acabar com o status do ministério contraria os artigos 10 e 37 da Constituição

Hamilton Ferrari
postado em 03/12/2018 18:50
Ministério do Trabalho
Um parecer publicado pelo Ministério do Trabalho na última sexta-feira (30/11) apontou que a extinção da pasta é inconstitucional. O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, confirmou que a pasta será desmembrada em outros três órgãos.

De acordo com o documento, a medida de acabar com o status do ministério, além de ser negativa para as políticas de trabalho e emprego, contraria os artigos 10 e 37 da Constituição. O parecer foi aprovado pelo atual ministro do trabalho, desembargador aposentado do Tribunal Regional do Trabalho da 3; Região, Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello. ;É inegável que o melhor resultado possível na promoção de políticas públicas dá-se mediante o exercício coordenado de ações governamentais, desenvolvidos por um único órgão especializado e dotado de estrutura e agentes públicos com experiência e conhecimentos técnicos para tanto;, ressalta o documento.

Segundo o texto, o desmembramento do Ministério do Trabalho ;atenta contra o artigo 10, da Constituição, que estabelece a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação;. ;Dissolver suas atribuições em diversas pastas, sem a adoção de medidas de compensação democrática, retiraria um dos palcos em que é promovida a interlocução entre trabalhador, empregadores e Estado regulador, essencial à garantia do equilíbrio das relações de trabalho;, defendeu o parecer.

Segundo a pasta, um eventual desmembramento e dissolução das atribuições do Ministério do Trabalho iria prejudicar a realização de ações que geram emprego e renda, contrariando o que consta no caput do artigo 37 da Constituição. O ministério completou de existência 88 anos em 26 de novembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação