Politica

Osmar Terra sugere que Funai pode ir para o Ministério dos Direitos Humanos

Hipótese da fundação ser transferida para o Ministério da Agricultura está descartada

Rodolfo Costa
postado em 05/12/2018 16:26
Osmar Terra
O futuro ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB), confirma que o governo eleito ainda discute onde ficará a Fundação Nacional do Índio (Funai). Mas sugeriu que a autarquia fique no futuro Ministério dos Direitos Humanos. O processo ainda está em avaliação. Há uma possibilidade de que permaneça no futuro Ministério da Justiça e Segurança Pública, de Sérgio Moro, ou na Cidadania. A hipótese de ir para o Ministério da Agricultura, entretanto, está descartado.

A possibilidade de encaminhar a Funai para a Agricultura gerou muita polêmica e motivou o governo a descartar a hipótese. ;Acho que sim. Como também o (ministério) Meio Ambiente não deve ficar na Agricultura;, destacou Terra. Para o futuro ministro, é preciso ter ;afinidade; com a ;peculiaridade; da autarquia. ;Onde está a representação da sociedade civil, o cuidado com a preservação das etnias, que está no ministério dos Direitos Humanos.,, Mas é uma decisão que o presidente vai tomar;, ponderou.

A transferência para o Direitos Humanos pode ser uma boa decisão, avalia Terra. ;Pode ficar até na Secretaria de Governo. De qualquer maneira, tem que ser um ministério que dê relevância ao tema;, disse. O ministro disse que a Cidadania está preparada para receber a Funai, caso a autarquia siga para a pasta. Mas avalia que ela possa ir para um ministério com ;estrutura maior; para se dedicar ao tema. ;O meu já está com muita coisa relevante. (A política indigenista) é um tema específico, que tem muita sensibilidade na socidade e acho que tem que acompanhar a proposta que o presidente quer fazer;, justificou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação