Politica

Ministro José Mucio toma posse como presidente do TCU; Ana Arraes é a vice

O mandato de ambos começa em 1º de janeiro de 2019 e tem a duração de um ano, com possibilidade de reeleição

Gabriela Vinhal
postado em 11/12/2018 11:09
Presidente da República, Michel Temer cumprimenta o Presidente eleito do Tribunal de Contas da União para o ano civil de 2019, Ministro José Múcio Monteiro Filho
O ministro José Mucio Monteiro toma posse, nesta terça-feira (11/12), como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Também será empossada como vice-presidente a ministra Ana Arraes, que acumula a função ainda de corregedora do Tribunal. O mandato de ambos começa em 1; de janeiro de 2019 e tem a duração de um ano, com possibilidade de reeleição.

Na mesa da solenidade, estavam o presidente do Brasil, Michel Temer, ao lado do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg,o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o presidente do TCU, Raimundo Carreiro, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e a procuradora-geral da República Raquel Dodge.

Acompanharam a cerimônia os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha e outros chefes dos executivos estaduais, como o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB), governador de São Paulo Márcio França, de Minas Gerais, Fernando da Mata Pimentel, e o governador Wellington Dias (PT) do Piauí.

Nascido no Recife, o ministro foi eleito deputado federal por Pernambuco cinco vezes. Durante o governo Lula, foi líder do governo no Congresso Nacional, onde foi titular de diversas comissões permanentes, entre elas a de Economia, Indústria e Comércio e a de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Precisou se licenciar do Parlamento duas vezes para exercer cargos no governo estadual e no federal. Entre 1997 e 1998, foi secretário Municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente. Entre 2007 e 2009, foi ministro das Relações Institucionais da Presidência da República.

José Mucio já tomou posse como ministro do TCU em 2009, na vaga deixada pelo ministro Marcos Vilaça, depois de ter o nome aprovado pela maioria absoluta de senadores. Atualmente, o ministro é o atual vice-presidente e corregedor do TCU (2017-2018).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação