Politica

75% dos brasileiros acham que Bolsonaro 'está no caminho certo', diz CNI

Outros 14% apontam que está indo na direção errada. O restante não soube responder

Hamilton Ferrari
postado em 13/12/2018 10:30
Jair Bolsonaro participa de almoço com artistas sertanejos, no Clube do Exército, em Brasília
Os brasileiros estão otimistas com governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 75% da população acham que ele e sua equipe estão no caminho certo. Outros 14% apontam que está indo na direção errada. O restante não soube responder. A publicação foi divulgada da manhã desta quinta-feira (13/12).

Além disso, a expectativa é positiva para o governo Bolsonaro. Do total, 64% avaliam que a gestão dele será ótima ou boa. Regular (18%), ruim (4%) e péssimo (10%) completam o levantamento. Além disso, 4% não souberam ou quiseram responder.
Expectativa sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro

Ótimo 25%

Bom 39%

Regular 18%

Ruim 4%

Péssimo 10%

Não sabe/não respondeu 4%

De acordo com a CNI, dois em cada três brasileiros estão otimistas para 2019 e para o futuro do país. Quando questionados sobre o que esperam da situação econômica, 66% acreditam que vai ;melhorar; ou ;melhorar muito;. Outros 20% avaliam que vai ficar igual, enquanto 7% esperam ;piorar; ou ;piorar muito;.

Sobre a própria vida, a maioria dos brasileiros (69%) também acreditam que vai ;melhorar; ou ;melhorar muito;. Na contramão, 11% estão pessimistas e 19% avaliam que ficará igual.

Na visão de 43% dos brasileiros, a segurança pública é o tema que mais vai melhorar em 2019. Em seguida, aparece corrupção (37%) e desemprego (36%). Na contramão, as áreas que mais devem piorar são as de custo de vida/inflação (11%), desemprego (10%) e desigualdade social (9%).

Governo de transição


A CNI também perguntou aos entrevistados sobre as medidas e nomes já anunciados até então. Entre os brasileiros, apenas 29% se dizem ;informados; ou ;muito informados; sobre as indicações para cargos de alto escalão do governo. 31% estão ;mais ou menos; e 20% estão ;pouco; informados. O restante não soube ou não quis responder.

Da parcela que se diz pelo menos um pouco informada, 55% acreditam que as indicações foram adequadas. A aprovação sobe para 77% aos que se dizem ;muito informados;.

A pesquisa também ressaltou que um em cada três brasileiros se diz muito informado ou informado sobre as propostas anunciadas. Os poucos informados estão em 16%. Outros 16% não sabem de nada sobre as propostas.

O grau de aprovação das medidas é maior quando as pessoas se classificam como ;muito informado;, chegando a 82% de aceitação das propostas. As ações mais lembradas são da reforma da Previdência (12%) e a liberação da posse ou porte de armas (9%).

Quando questionados sobre as propostas, porém, 40% das pessoas afirmaram não lembrar de nenhuma e outros 7% não souberam ou não quiseram responder. O gerente-executivo de pesquisas da CNI, Renato da Fonseca, ressaltou que é normal as pessoas darem um ;voto de confiança; no início de governo, o que afeta a pesquisa.

A pesquisa foi feita entre 29 de novembro e 2 de dezembro em entrevista com 2 mil eleitores em 127 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O estudo foi feito antes das notícias do envolvimento da família Bolsonaro com transações suspeitas no Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Segundo Fonseca, não é possível mensurar o impacto do caso na popularidade do presidente eleito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação