Politica

'Difícil é enfrentar as antas', diz Renan sobre decisão de Marco Aurélio

Senador criticou decisão do magistrado que determina voto aberto para presidente da Casa Legislativa

Renato Souza, Gabriela Vinhal
postado em 20/12/2018 20:39
Renan Calheiros
O presidente do Senado, Renan Calheiros, criticou, nesta quinta-feira (20/12), a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, que determinou que a escolha do presidente da Casa Legislativa ocorra por meio de votação aberta. Procurado pelo Correio, ele disse que se trata de "uma interferência entre os poderes".

Renan disse que é necessário defender a democracia, citando a Constituição Federal, que determina que a República é formada por Três Poderes, harmônicos e independentes entre si. "Não podemos deixar de defender a independência e a separação dos Poderes. A democracia não deve ficar exposta a pedrada de doido e a coice de burro. Será sempre mais complicado defendê-la. Todo dia tem que matar um leão. Mas, o difícil mesmo é enfrentar as antas", disse.

Na quarta-feira (19/12), logo após a última sessão do ano no Supremo, o ministro Marco Aurélio determinou que a votação para os cargos da Mesa Diretora do Senado fosse aberta. Ele atendeu ao pedido do senador Lasier Martins (PSD-RS), que pediu a eleição em votação aberta. ;Recebi a notícia do deferimento da liminar com grande satisfação. A Constituição foi respeitada e a vontade do povo, atendida. A transparência venceu a velha política;, disse Lasier, quando soube da decisão. A manobra seria para deixar Renan menos competitivo, frente aos demais pré-candidatos à cadeira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação