Politica

Netanyahu elogia uma 'nova era com a grande potência chamada Brasil'

Netanyahu também ressaltou que vai pressionar Bolsonaro para um anúncio de que o Brasil seguirá os passos de Estados Unidos e transferirá sua embaixada em Israel para Jerusalém

Agência France-Presse
postado em 28/12/2018 12:32
Netanyahu elogia uma 'nova era com a grande potência chamada Brasil'
Rio de Janeiro, Brasil - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, saudou o que o que chamou de uma "nova era" na relação com o Brasil antes de se encontrar nesta sexta-feira (27/12) com o presidente eleito Jair Bolsonaro. "É uma grande mudança com Bolsonaro. Estou contente por podermos começar uma nova era entre Israel e a grande potência chamada Brasil", afirmou o premiê em seu Twitter.

Netanyahu também ressaltou que vai pressionar Bolsonaro para um anúncio de que o Brasil seguirá os passos de Estados Unidos e transferirá sua embaixada em Israel para Jerusalém. "O presidente eleito anunciou (que transferirá a embaixada). Podem ter certeza que falarei com ele sobre isso em nosso primeiro encontro", afirmou ainda Netanyahu, falando em hebreu, aos jornalistas presentes em seu voo antes de pousar no Rio de Janeiro.

Netanyahu se reunirá em um almoço com Bolsonaro no Rio nesta sexta, na primeira visita de um premiê israelense ao Brasil. Elé um dos dirigentes que estarão presentes na cerimônia de posse de Bolsonaro na terça-feira, em Brasília.

Netanyahu também vai se reunir com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, à margem da cerimônia de posse.

Também planeja reuniões com os presidentes do Chile e Honduras, entre outras autoridades, bem como membros da comunidade judaica e um grupo cristão pró-Israel. "Esta visita ao maior país da América Latina reforçará os intercâmbios comerciais e econômicos entre os dois países", afirmou em comunicado o gabinete do primeiro-ministro.

Netanyahu retornará a Israel em 2 de janeiro, informou a mesma fonte. Bolsonaro assegurou na terça-feira que a aliança com Israel está avançando e anunciou negociações para um projeto de dessalinização de água na região nordeste do país, atingida pela seca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação