Politica

Putin envia cartas a Temer e Bolsonaro e afirma querer colaborar com o país

Presidente da Rússia também escreveu para Donald Trump, dizendo estar aberto ao diálogo com os Estados Unidos

Agência Estado
postado em 30/12/2018 15:52

Presidente da Rússia também escreveu para Donald Trump, dizendo estar aberto ao diálogo com os Estados Unidos

Em uma tradição anual, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou cartas a vários líderes mundiais. Entre os escolhidos deste ano, estão o atual presidente e o presidente eleito do Brasil, Michel Temer e Jair Bolsonaro, respectivamente. Também receberam mensagens o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, o presidente da China, Xi Jinping, e o Papa Francisco, entre outros.

Para Temer, o presidente russo agradeceu pela cooperação e pelo entendimento mútuo entre ambos os líderes. Já para Bolsonaro, ele afirmou que as relações entre a Rússia e o Brasil estão "se desenvolvendo rapidamente" e que os países estão colaborando em política, comercio, economia, energia e cultura. Putin afirmou, também, que quer colaborar com o Brasil na agenda internacional, incluindo os Brics, que o Brasil presidirá em 2019.

Já na carta para Trump, Putin disse que a Rússia está aberta ao diálogo com o país norte-americano sobre diversos assuntos, de acordo com um resumo divulgado neste domingo pelo Kremlin. "Putin ressaltou que as relações Rússia-EUA são o fator mais importante para assegurar estabilidade estratégica e segurança internacional", disse o comunicado.


A relação entre os países está tensa, em meio às investigações sobre a interferência russa nas eleições norte-americanas e à disputa militar entre a Rússia e a Ucrânia, que fez Trump cancelar uma conferência com Putin que estava marcada para ocorrer durante a última reunião de cúpula do G-20.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação