Politica

Posse presidencial aquece a economia; hotéis estão lotados

Hotéis, bares e restaurantes comemoram lotações quase esgotadas e aumento nas vendas. Com a expectativa de que cerca de 500 mil pessoas acompanhem a cerimônia na cidade, muitos estabelecimentos abrirão as portas hoje

Walder Galvão - Especial para o Correio, Luiz Calcagno
postado em 01/01/2019 06:00
Salmeron Santiago, gerente do Fred:

A movimentação de turistas em torno da posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), impulsionou o mercado de bares, hotéis e restaurantes do Distrito Federal. O aquecimento na economia veio em boa hora, pois esse período do ano costuma ser mais fraco para o setor. A expectativa é de que 500 mil pessoas compareçam à solenidade na Esplanada dos Ministérios. Se o número de presentes se confirmar, essa será a maior posse de um presidente da República na história do país.

Diversos hotéis estão com as vagas praticamente esgotadas. Além disso, bares e restaurantes que, normalmente, não funcionariam em 1; de janeiro, abrirão as portas. De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar), Jael Silva, o cenário ainda pode melhorar. ;No ano passado, 60% das vagas dos hotéis estavam ocupadas. Neste ano, tivemos quase o dobro de lotação, e o número subiu para 90%. Além disso, sabemos que muitos chegam de última hora;, destacou.

Segundo Jael, a movimentação atípica do setor encontra explicação na posse presidencial. ;Além dos estabelecimentos que decidiram abrir as portas no feriado, é perceptível o aumento das festas de fim de ano no DF;, comentou. Para 2019, Jael destaca que Brasília investirá ainda mais em comemorações para atrair turistas. ;Tivemos esse impulso por causa da posse, mas o objetivo é continuar mantendo a movimentação na cidade durante os próximos fins de ano;, frisou.

Diretora executiva do B Hotel, no Setor Hoteleiro Norte, Ana Paula Ernesto afirma que 70% das vagas do estabelecimento estão ocupadas. ;Temos muitos hóspedes chegando de última hora. A nossa expectativa é de que cheguemos a 80%;, afirmou. De acordo com ela, nos anos anteriores, o fluxo de pessoas era baixo e apenas metade das vagas eram preenchidas. Com a movimentação, ela precisou mudar a programação do estabelecimento, e não realizará festa de fim de ano. ;Temos muitos hóspedes e, por questões de segurança, decidimos dedicar nossa atenção apenas a eles;, explicou Ana Paula.

Hevila Marinho (D), uma das proprietárias do Libanus (206 Sul), reforçou a equipe de funcionários

Também no Setor Hoteleiro Norte, o El Pilar Hotel atingiu 100% da lotação. A gerente do estabelecimento, Carla Ortega, conta que a procura por quartos começou em novembro. ;Não esperávamos. Houve uma expectativa muito grande com a posse do Lula, em 2003 e, ainda assim, à época, não tivemos um bom movimento. Chamamos todos os funcionários, inclusive os que estavam de férias, para nos ajudarem pelos próximos três dias;, relatou.

Gerente de recepção do Windsor Plaza, no Setor Hoteleiro Sul, Leonardo Monteiro também confirma a ;lotação superior à expectativa;. Foram 30% a mais de quartos ocupados em relação ao ano passado. Com a mudança de governo, a expectativa é que o movimento seja maior, também, nos próximos meses. Com a mudança de cenário político, a tendência é de que a movimentação cresça;, previu.

Bares e restaurantes


Alguns estabelecimentos que estariam fechados em 1; de janeiro abrirão as portas por causa da posse presidencial. É o caso do Fred, na 405 Sul. Segundo o gerente do estabelecimento, Salmeron Santiago, o movimento está maior do que o previsto desde 20 de dezembro. ;A gente não abre no dia 1;. Neste ano, vamos abrir. A expectativa é muito boa. O faturamento está melhor do que no ano anterior, e recebemos muitos clientes de outros estados;, contou.

Proprietário do Beirute, Francisco Emílio Marinho destaca que a grande movimentação de turistas também convenceu a gerência a abrir no dia 1;. ;Desde a última sexta-feira, muitas pessoas de fora do DF começaram a vir para cá. Após reunião com o sindicato, decidimos abrir;, disse. Ainda segundo Francisco, não é a primeira vez que o estabelecimento abre as portas após um ano eleitoral. ;Funcionamos em 1; de janeiro durante as posses dos presidentes Lula e Dilma. É notável a presença de turistas na cidade;, comentou. O empresário ressalta que a posse de Ibaneis Rocha no Palácio do Buriti também impulsionou as vendas.

O Libanus, na 206 Sul, funciona tradicionalmente em 1; de janeiro, mas Hevila Marinho, uma das proprietárias, reforçou a equipe, pois a expectativa é de casa lotada. ;A cidade está mais cheia. Então, no feriado, estaremos com mais funcionários. Esperamos um aumento nas vendas de até 30% em relação aos últimos anos;, ressaltou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação