Politica

Convidados chegam ao Congresso para posse de Jair Bolsonaro

Senador Fernando Collor foi o primeiro a chegar. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, e o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foram únicos a fazer declarações

Simone Kafruni
postado em 01/01/2019 14:42
Senador Fernando Collor foi o primeiro a chegar. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, e o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foram únicos a fazer declaraçõesPrecisamente às 13h, foram abertas as portas da Chapelaria do Congresso Nacional, principal entrada de convidados para a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro. O primeiro a chegar foi o senador Fernando Collor. Os atuais parlamentares foram os únicos a não serem revistados, todos os demais, mesmo futuro ministros, tiveram de passar pelos vários aparelhos de raios X colocados no chamado Salão Branco do Senado.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), comentou estar otimista com a posse. ;Espero que ele (o presidente) unifique o Brasil e governe para todos os brasileiros. Que faça o desenvolvimento do Brasil. Que este país avance, gere emprego e gere renda. Que a sociedade seja completamente pacificada, independentemente de quem votou ou deixou de votar. Esse é o grande papel que o presidente tem, fazer o desenvolvimento e unificar este país;, disse.

Após a chegada de Eunício, outras autoridades passaram pelos tapetes vermelhos da chapelaria do Congresso. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, cruzou com o futuro ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. A futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, chegou quase no mesmo instante e, pouco depois, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Nenhum deles quis falar com a imprensa.

Já o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que passou sem ser revistado por ser deputado federal nesta legislatura, fez questão de dar declarações. ;O momento de muita alegria. Lutamos muito para chegar aqui. O presidente tem consciência da missão que a gente tem para cumprir. Quando ele nos reúne -- já vai nos reunir novamente no dia 3 às 9h no Palácio do Planalto -- sempre é neste sentido, da responsabilidade com a esperança que está lá na rua e que nos trouxe até aqui;, afirmou.

Onyx disse ter estado com o presidente eleito Jair Bolsonaro na véspera, às 19h. ;Ele está muito muito feliz, está alegre, descontraído. Deve brincar com vocês hoje aqui;, comentou.
Depois da cerimônia, que seguiu o horário estabelecido, iniciando rigorosamente às 15h para a posse de Jair Bolsonaro como o 38; presidente da República do Brasil, alguns convidados deixaram a solenidade pela chapelaria do Congresso Nacional.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, ressaltou o momento histórico para o país. ;A posse de um novo presidente eleito democraticamente é a demonstração clara de que nosso Estado democrático de direito está fortalecido e que as nossas instituições, ao longo dessa caminhada, funcionaram efetivamente como deveriam;, disse. ;Espero que o governo possa rapidamente trazer suas propostas para tirar o Brasil desta crise que vivemos hoje, notadamente econômica, com desemprego;, ressaltou.

Lamachia destacou que os brasileiros tem que torcer para que o governo dê certo. ;E o governo tem de ter em mente que o princípio fundamental é o respeito à Constituição e o respeito às leis. É isso que a OAB espera. A Ordem continuará contribuindo para o Brasil, sendo ela sempre independente. A OAB não é nem de governo, nem da oposição. É do cidadão e dos advogados;, disse. ;A nossa ideologia é a Constituição Federal;, acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação