Politica

Procuradores protestam em 14 estados e no DF contra indicação de Aras a PGR

Indicado por Jair Bolsonaro para chefiar o Ministério Público, Augusto Aras não participou da formação da lista tríplice votada pela categoria

Renato Souza
postado em 01/01/2019 08:00
Os protestos foram convocados pela Associação Nacional dos Procuradores da RepúblicaProcuradores e subprocuradores da República protestam, nesta segunda-feira (09), em 14 unidades da Federação e no Distrito Federal, contra a indicação de Augusto Aras para o cargo de procurador-geral da República.

Ele não participou da votação que resultou na formação de uma lista tríplice enviada ao presidente Jair Bolsonaro para que ele fizesse a escolha de quem chefiaria o Ministério Público. Os protestos foram convocados pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), que organização a lista.

A subprocuradora Luiza Frischestein, a segunda colocada no pleito, afirmou que os membros do Ministério Público não podem aceitar alguém que não tenha sido votado pela categoria. "Jamais vamos aceitar um procurador-geral que seja visto como do Executivo", disse.

A lista tríplice não está prevista na Constituição. No entanto, desde 2003 todos os presidentes nomearam procuradores que integraram o documento. Antes de assumir a Procuradoria-Geral da República, Augusto Aras precisa passar por sabatina no Senado Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação