Jornal Correio Braziliense

Politica

Saiba como foi a posse de Jair Bolsonaro na Presidência da República

Presidente toma posse e se dirige ao público de duas formas diferentes: no Congresso, fala de união e convida os parlamentares para uma parceria. No parlatório, dividindo espaço com a primeira-dama, critica os governos petistas e reafirma luta contra a corrupção


Às 14h20, com o céu nublado, Jair Bolsonaro deixou a Granja do Torto em direção à Catedral de Brasília. O comboio de seis carros pretos teve a escolta de batedores militares que fechavam as vias antecipadamente para liberar os principais acessos. Menos de uma hora depois, às 15h11, o termo de posse estava sendo lido no plenário da Câmara dos Deputados. O político que se elegeu com quase 58 milhões de votos se tornou, naquele momento, oficialmente, o 38; presidente da República Federativa do Brasil. E, ao lado de parlamentares e do vice, Hamilton Mourão, deu início ao primeiro discurso do dia. Prometeu união, retomada da economia e da política externa ;desenvolvimentista;. Mas não deixou de fustigar opositores e governos anteriores.

A manifestação para o Congresso é tradicionalmente mais institucional durante todo o rito da posse de um presidente. A parte mais emocional, para a arquibancada, digamos assim, é deixada para o Parlatório, depois de recebida a faixa presidencial no Planalto. Assim, o primeiro discurso de Bolsonaro teve um tom mais ameno. Após pregar que governará com a população, a partir da união e com o compromisso de combate à discriminação, convocou o Congresso a ser parceiro, chegando mesmo a fazer piadas ao assinar o termo de posse: segundo ele, estava se casando com os parlamentares.

No parlatório, as palavras eram mais parecidas com aquelas proferidas em palanques, durante as eleições. ;Estou certo de que enfrentaremos enormes desafios, mas, se tivermos a sabedoria de ouvir a voz do povo, alcançaremos êxito em nossos objetivos, e, pelo exemplo e pelo trabalho, levaremos as futuras gerações a nos seguirem nesta tarefa gloriosa.; Lembrou-se da facada durante a campanha e foi para cima dos opositores.

Sobre o atentado sofrido em setembro, em Juiz de Fora (MG), Bolsonaro evocou algo superior, a partir da fé dos eleitores, por ter sobrevivido. ;Quando os inimigos da pátria, da ordem e da liberdade tentaram pôr fim à minha vida, milhões de brasileiros foram às ruas. Uma campanha eleitoral transformou-se em um movimento cívico, cobriu-se de verde e amarelo, tornou-se espontâneo, forte e indestrutível, e nos trouxe até aqui.; E, assim, passou para o discurso contra a oposição e os governos anteriores, principalmente os do PT, responsabilizado-os pela crise ética, moral e econômica.

Amarras ideológicas

Como na campanha, prometeu libertar o país da submissão ideológica na gestão pública. ;Vamos unir o povo, valorizar a família, respeitar as religiões e nossa tradição judaico-cristã, combater a ideologia de gênero, conservando nossos valores. O Brasil voltará a ser um país livre de amarras ideológicas;, disse ele, sendo aplaudido tanto no plenário da Câmara quanto no Salão Nobre do Planalto, onde convidados do presidente o esperavam no alto da rampa. Outro momento em que a plateia reagiu veio quando ele defendeu o porte de armas e o direito à propriedade.

;O cidadão de bem merece dispor de meios para se defender, respeitando o referendo de 2005, quando optou, nas urnas, pelo direito à legítima defesa;, disse ele, ao lembrar o plebiscito favorável ao posse de armas. Bolsonaro também pediu apoio do Congresso para aprovar outro ponto do programa de governo, o ;excludente de ilicitude;, que, segundo especialistas em segurança pública, é uma espécie de salvo-conduto para policiais em qualquer situação. ;Vamos honrar e valorizar aqueles que sacrificam vidas em nome de nossa segurança e da segurança dos nossos familiares. Contamos com o apoio do Congresso para dar o respaldo jurídico aos policiais para realizarem seu trabalho;.

Bolsonaro não se esqueceu das Forças Armadas, que, segundo ele, terão ;as condições necessárias para cumprir sua missão constitucional de defesa da soberania, do território nacional e das instituições democráticas, mantendo suas capacidades dissuasórias para resguardar nossa soberania e proteger nossas fronteiras;. Naquele momento, o número de pessoas na Esplanada já havia aumentado consideravelmente, chegando a 115 mil por volta das 16h, segundo o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ; os números foram menores do que os esperados inicialmente pela equipe de Bolsonaro, que seguiu todo o protocolo dos presidentes anteriores.

Cortejo

Antes das 15h, o cortejo de carros oficiais saído da Granja do Torto passou pela Esplanada dos Ministérios e foi aplaudido pelas pessoas que ocupavam os quase dois quilômetros até a Catedral, onde Bolsonaro entrou no Rolls-Royce e desfilou em carro aberto, refazendo o trajeto até a sede do Poder Legislativo. Entre sorrisos, choros e acenos para o público, Bolsonaro, ao lado da primeira-dama, Michelle, seguiu em pé ; sentado na capota recolhida do carro, Carlos, o filho. Michelle teve um momento próprio ao discursar no Parlatório, em libras (Leia mais na página 10). Faltava a faixa, entregue por Michel Temer, às 16h50, no Palácio do Planalto. O céu já estava aberto. Logo depois de se despedir do ex-presidente emedebista, Bolsonaro deu início ao segundo discurso do dia.

;É com humildade e honra que me dirijo a todos vocês como presidente do Brasil. E me coloco diante de toda a nação, neste dia, como o dia em que o povo começou a se libertar do socialismo, da inversão de valores, do gigantismo estatal e do politicamente correto;, começou o presidente, dando o tom do que viria a seguir. ;Graças a vocês, eu fui eleito com a campanha mais barata da história. Graças a vocês, conseguimos montar um governo sem conchavos ou acertos políticos, formamos um time de ministros técnicos e capazes para transformar nosso Brasil. Não podemos deixar que ideologias nefastas venham a dividir os brasileiros. Ideologias que destroem nossos valores e tradições, destroem nossas famílias, alicerce da nossa sociedade.; Bolsonaro pontuou os desafios: ;Enfrentar os efeitos da crise econômica, do desemprego recorde, da ideologização de nossas crianças, do desvirtuamento dos direitos humanos, e da desconstrução da família;.

Para terminar, num tom messiânico, disse agradecer a Deus por estar vivo. O lema de campanha, dando o tom que parece ainda não ter descido do palanque, chegou no final: ;Brasil acima de tudo, Deus acima de todos;. Naquele momento, desfraldou a bandeira brasileira. ;Esta é a nossa bandeira, que jamais será vermelha;, disse, numa referência à cor do partido de oposição.

;Graças a vocês (eleitores), eu fui eleito com a campanha mais barata da história. Graças a vocês, conseguimos montar um governo sem conchavos ou acertos políticos, formamos um time de ministros técnicos e capazes para transformar nosso Brasil;

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil


Saída discreta
Foram menos de cinco minutos entre a entrega da faixa para o presidente Jair Bolsonaro, no parlatório do Planalto, à saída do agora ex-presidente Michel Temer e a mulher, Marcela, pela garagem privativa do palácio. A saída discreta do ex-presidente, que governou na sombra da impopularidade, não impediu que ele ouvisse vaias do público na Praça dos Três Poderes. Depois de ouvirem gritos de ;Fora Temer;, o ex-presidente e a mulher entraram, por volta de 17h, num dos elevadores do segundo andar e desceram até o pátio no subsolo. Sem ser notada pelos convidados de Bolsonaro que se concentravam na parte térrea do prédio, a comitiva de Temer deixou o Planalto pela saída lateral leste. O rumo era a Base Aérea de Brasília.