Politica

Astronauta Marcos Pontes assume MCTI e diz se sentir como em um foguete

Novo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações compara sensação de assumir o cargo à que que sentiu no dia em que foi lançado ao espaço: 'Lógico que dá medo'

Simone Kafruni
postado em 02/01/2019 11:25
Marcos Pontes, com Bolsonaro, no dia da posse do novo presidente e seus ministros
Simpático, acessível e disposto a fazer um trabalho com muita eficiência. Essa foi a sensação que o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, passou na cerimônia de transmissão de cargos, na manhã desta quarta-feira (2/1). Chegou ao ministério pouco antes das 9h, atendeu a imprensa e depois foi a um auditório lotado, que se tornou pequeno para tantos convidados. Muitos tiveram de assistir à solenidade por telões espalhados pelo térreo do ministério.

;Quando sentei em cima de 300 toneladas de combustível lógico que me deu medo. Hoje, tenho a mesma sensação, mais pela responsabilidade. No foguete, quando sentia medo, passava a mão na bandeira do Brasil, porque assim lembrava que não estava sozinho. Da mesma forma, agora, não estarei sozinho;, disse, em um discurso emocionado.

;A nossa bandeira significa o sacrifício de muita gente. Não podemos deixar o medo nos paralisar, é preciso coragem para fazer o que precisa ser feito;, disse. ;. Cada trabalho é importante. Isso não é um emprego, é uma oportunidade para fazer a diferença;, acrescentou, no discurso oficial.

Marcos Pontes prometeu trabalhar com a comunidade científica, com empresas privadas e em parceria com vários ministérios para garantir os pilares que vão nortear sua passagem pelo MCTIC. ;Nossa missão será produzir conhecimento, com pesquisa e ciência, garantir a produção de riquezas para o país, por isso as tecnologias aplicadas são importantes, mas, sobretudo, levar melhoria da qualidade de vida das pessoas;, elencou.

Novo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações compara sensação de assumir o cargo à que que sentiu no dia em que foi lançado ao espaço: 'Lógico que dá medo'O ministro defendeu a cooperação entre as pastas. ;Vamos estudar como a tecnologia pode melhorar todas as atividades em parceria com outros ministérios. Sabemos que ciência e tecnologia estão em todas as atividades, na indústria, na saúde, na agricultura;, alertou. Pontes anunciou, então, sua equipe. (Veja no quadro)

Estrutura

Antes do evento, em uma coletiva, Pontes explicou como ficou o ministério. Na parte de comunicações, o MCTIC permanece com as duas secretarias da forma como estavam: uma de radiodifusão e outra de telecomunicações. Haverá uma secretaria de Pesquisa e Formação, para motivar ciência e tecnologia nas escolas e estimular jovens para seguirem as carreiras de pesquisa. A Secretaria de Empreendedorismo e Inovações deve incluir as políticas digitais.

A Secretaria de Tecnologias Aplicadas vai promover cooperações com outros ministérios. ;Ainda teremos a Secretaria de Planejamento, Projetos, Cooperações e Controle, que funcionará basicamente funciona no gerenciamento de projetos. Vai estabelecer indicadores e critérios para medir a efetividade dos nossos trabalhos e o retorno dos investimentos;, disse Pontes. A secretaria também ficará a cargo da captação de recursos ;Orçamento é um dos problemas sérios que temos em Ciência e Tecnologia;, disse.

Sobre o futuro da Telebras, estatal que ameaçava ser extinta, Pontes disse que a empresa permanece da mesma forma. ;Temos um trabalho a ser feito com relação à recuperação de eficiência de todas as entidades vinculadas. Esse trabalho inicia hoje, propriamente dito;, afirmou. ;Temos uma série de problemas a serem resolvidos tanto na Telebras, quanto nos Correios;, completou.

Banda Larga

A parte de inclusão digital permanece dentro das telecomunicações. ;Não mexi em nada disso. O que mais me preocupa nessa área é levar banda larga ao país inteiro.Há regiões remotas em que isso é difícil, mas é importante para as escolas e famílias. Esse esforço vai ser muito grande;, destacou. ;Estamos analisando como isso pode ser melhorado. Temos a questão da Viasat (empresa norte-americana contratada pela Telebras para operar o satélite brasileiro). Há uma questão jurídica para resolver e eu coloquei um pessoal extremamente competente para tratar para dar seqüência a esse trabalho. Mas o contrato deve andar como deveria;, explicou.

Pontes também afirmou que existem muitos provedores no país todo. ;Eles podem fazer a capilaridade. Temos trabalhado junto com eles também;, disse. O ministro disse que fará um trabalho mais próximo dos congressistas e da sociedade para que percebam a importância estratégica do ministério. ;Para que nos ajudem a conduzir esse trabalho, a ter orçamento adequado para dar contribuição ao país;, prometeu.

O ministro disse ainda que vai reveer uma série de leis e legislações. ;Temos que analisar a aplicabilidade para torná-las mais eficiente. Por isso, foi incluído na Secretaria de Planejamento, o setor de indicadores e otimização. Vamos observar processos e melhorar a eficiência continuamente;, acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação