Politica

Disputa pelo comando da Câmara esquenta com a candidatura de Fábio Ramalho

Conhecido como Fabinho Liderança, o mineiro é visto como uma possibilidade concreta de embate com Maia.

Bernardo Bittar
postado em 08/01/2019 06:00

foto de Fábio Ramalho,


A corrida pela Presidência da Câmara ganhou mais um concorrente. É o atual primeiro-vice da Casa, deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), que surge como uma opção de centro, após Rodrigo Maia (DEM-RJ) fechar um acordo com o PSL e receber apoio do PSDB e do PR, e a oposição a começar a se organizar em torno de Marcelo Freixo (PSol-RJ) ; o outro candidato é Arthur Lira (PP-AL). Conhecido como Fabinho Liderança, o mineiro é visto como uma possibilidade concreta de embate com Maia.

Fabinho classificou a candidatura como ;independente;, mesmo tendo aporte dos partidos de centro, e afirmou que conversará individualmente com cada deputado à procura dos votos necessários para se manter na disputa. ;A busca por apoio já está sendo feita. Estou falando com os 513 parlamentares da Câmara, porque essa eleição não pode ser de líderes, de partidos, do toma lá da cá;, disse. ;Sou candidato independente para mudar a Câmara e fazer com que tenhamos uma Casa sem medo, para poder fazer as reformas necessárias pelo Parlamento;, emendou ele, após encontro com o presidente Jair Bolsonaro no Planalto.

Carregando uma bolsa verde com quitutes, Ramalho pediu um horário com o presidente para fazer ;visita de cortesia; e anunciar, pessoalmente, a candidatura. O deputado ressaltou a amizade de longa data entre ele e Bolsonaro. ;Somos amigos desde a Câmara;, frisou. Confiante, afirmou que o apoio dos congressistas do PSL a Rodrigo Maia não enfraquecerá a campanha dele. ;Da outra vez, quando fui candidato a vice, nenhum partido me apoiou, mas eu venci a eleição, porque procurei cada parlamentar individualmente. Temos uma panelinha na Câmara e temos de acabar (com ela). Com essa panelinha, não se aprova nada lá;, criticou. Ele enfatizou que ;o apoio do PSL não é, necessariamente, o apoio dele (Bolsonaro);.

Questionado sobre a desenvoltura de Rodrigo Maia, o parlamentar passou a impressão de que o concorrente estaria prometendo a aprovação das reformas para conseguir o apoio do PSL. ;Não estou sugerindo, é só ver o que aconteceu no governo (de Michel) Temer, que entregou muitos ministérios e não recebeu nada;, observou.

Pelas beiradas

Desde outubro, o primeiro-vice da Câmara faz campanha informal pela cidade. Conforme antecipou a coluna Muito Além da Política (veiculada aos domingos na Revista do Correio), no dia 28 daquele mês, Fabinho estava fazendo discreta campanha em restaurantes da cidade, como o Piantella. Comendo pelas beiradas, como todo bom mineiro, foi ao encontro de amigos que têm filhos com mandatos a partir deste ano para se colocar à disposição dos novatos. O deputado é conhecido por oferecer saborosos jantares típicos em sua sala no Parlamento.

Delícias mineiras
Fábio Ramalho levou para o gabinete presidencial delícias mineiras, como queijo, doce de leite, sorvete de queijo, linguiça, azeite artesanal, manteiga de garrafa e pé de moleque ; este último, Bolsonaro experimentou na hora.

;Temos uma panelinha na Câmara e temos de acabar (com ela). Com essa panelinha, não se aprova nada lá;

Fábio Ramalho, deputado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação