Politica

Bolsonaro participa da cerimônia de troca de comando na Marinha

Atual comandante destacou a importância de proteger o território nacional e as riquezas naturais na terra e no mar

Renato Souza
postado em 09/01/2019 11:17
Jair Bolsonaro participou da cerimônia de transmissão do cargoO novo comandante da Marinha do Brasil, almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior, assumiu o cargo na manhã desta quarta-feira (9/1). Ele foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, que participou da cerimônia de transmissão do cargo, após fazer o percurso entre o Palácio do Planalto e o Clube Naval de lancha.

Barbosa afirmou que, em decorrência do cenário global atual de "guerra e paz", é necessário investir nas forças de defesa do país. "A situação internacional atual exige prontidão permanente. Principalmente quando levadas em consideração as nossas riquezas naturais. A Amazônia Azul, que corresponde a 52% do nosso território continental, nossos minérios e o agronegócio devem ser defendidos", disse.

O almirante de esquadra Eduardo Barcellar, que deixou o cargo, afirmou que o Brasil tem longos de desafios na área marítima e precisa manter sua capacidade bélica. "O Brasil é um dos países com melhor aproveitamento do uso das águas. Estamos entre os maiores produtores de petróleo em alto mar. Temos que manter as capacidades de defesa do nosso país, que com certeza serão desafiadas", disse.

Previdência

Durante a cerimônia, diante do presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva defendeu regras diferentes para militares em uma eventual reforma da previdência. Ele lembrou que o antigo comandante da Marinha levou até o governo federal uma exposição de motivos para que o grupo não seja incluído nas regras gerais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação