Politica

Governo espera 'boa fé' do cidadão que alegar ter cofre para guardar armas

Ministro da Casa Civil disse que não haverá medidas de fiscalização para garantir a guarda segura das armas

Gabriela Vinhal
postado em 15/01/2019 16:37
Ministro da Casa Civil disse que não haverá medidas de fiscalização para garantir a guarda segura das armas
O governo federal confiará na "boa fé" do cidadão que alegar ter cofre ou local seguro para armazenar as armas em casas com crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência mental. Segundo o ministro Onyx Lorenzoni, não haverá medidas de fiscalização para garantir a guarda segura do armamento.

;Vocês vão lembrar que, no plano de governo, o governo Bolsonaro seria o primeiro que o cidadão chegaria diante da autoridade pública e teria a verdade com ele. Ele declarará a principio que tem um cofre ou um compartimento com tranca. E isso estará valendo", explicou Lorenzoni.

Para o ministro, a não fiscalização por parte do Estado tem até um "efeito pedagógico". Ele reconheceu que crianças podem eventualmente quebrar regras, mas afirmou que cabe aos pais reforças a "educação e a orientação" de não mexer no armamento.

"Quem tem criança pequena, adolescentes ou pessoas com deficiência mental tem que ter um cuidado redobrado dentro de casa. A gente sabe que crianças ainda perdem o controle, mas aí vamos proibir a posse de armas? Colocamos essa regra para alertar e proteger as crianças e os adolescentes", complementou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação