Politica

Indígenas protestam contra Bolsonaro e pedem Funai no Ministério da Justiça

O chamado "Janeiro Vermelho" foi marcado por atos indígenas nacionais e internacionais

Ingrid Soares
postado em 31/01/2019 18:25
Manifestação indígena

Encerrando o chamado "Janeiro Vermelho" indígenas realizaram atos nacionais e internacionais, contra as medidas do governo de Jair Bolsonaro (PSL). Durante o ato no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sônia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) criticou a MP n; 870 que transfere as demarcações das terras indígenas, que antes eram da Funai para o Ministério da Agricultura. A reivindicação é de que o Ministério da Justiça fique responsável pela Funai.
[VIDEO1]
Os povos também são contrários à municipalização da saúde indígena, que prevê que eles sejam atendidos em centros de saúde, junto aos demais cidadãos. Hoje, o atendimento é feito nas próprias aldeias, com treinamento específico dos profissionais. ;A garantia de território é a principal bandeira dos povos indígenas. Trazer a demarcação para o Mapa é uma demonstração clara do governo que não vai mais realizar demarcações, porque está entregue nas mãos do agronegócio. O MJ é o órgão que tem preparo e estrutura para fazer estudos e demarcações. O compromisso do Mapa é com o agronegócio;, apontou.

Segundo ela, as declarações feitas pelo presidente em torno das questões indígenas, têm ajudado a alimentar a violência, conflitos e a invasão de terras indígenas.;Quem já está lá e tem a intenção de invadir, se sente respaldado por esse discurso. Precisamos estar no MJ, porque ele vai demarcar terras e garantir a segurança nos territórios;, defendeu.

A líder indígena Sônia Guajajara, que foi vice candidata à presidência na chapa encabeçada por Guilherme Boulos em 2018, ainda comentou a declaração do presidente Bolsonaro, que afirmou que "O índio quer se integrar à sociedade, quer médico, dentista, quer jogar bola, internet. Ele quer tomar um banho com um sabonete, que não tem".

;Quem precisa tomar banho com sabonete é ele, que está sujo e não nós. O que queremos é o território demarcado para ter direito a uma cidadania plena, sendo o que somos, preservando a identidade. Isso não quer dizer que não temos direito a acessar meios tecnológicos e políticos que estão fora das terras indígenas. Queremos sim, acesso à universidades, a ter celular. O fato de eu ter não vai me deixar mais ou menos indígena. As declarações dele representam claramente preconceito, desconhecimento e racismo contra os povos indígenas;, declarou.

No Brasil, as ações aconteceram em 22 estados e no DF. O ato faz parte de uma mobilização nacional "Sangue indígena, nenhuma gota a mais", voltado para alertar possíveis perdas de direitos na atual gestão federal.

Guajajara ressalta que em um mês, foram mais de 15 invasões em áreas de conflito. ;O que esperar então em um ano? Acionamos o Ministério Público contra a medida. Também vamos entrar com uma ADI no STF. Entrar com ação na PGR. No legislativo, vamos criar uma frente parlamentar para apresentar emendas para esses desmontes;.

Em relação à adoção da indígena Kajutiti Lulu Kamayurá pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, Sônia apontou que apoiam uma investigação, uma vez que a ministra não possui documentos legais que comprovem a adoção. Índios da aldeia Kamayurá, no Xingu, no norte do Mato Grosso, afirmaram que Damares levou a jovem com seis anos, irregularmente da tribo. Hoje, ela tem 20 anos.

Cerca de 20 índios estiveram no local portando cartazes e protestando com cânticos, danças e gritos de guerra. Eliseu Lopes, 42 anos, do povo Guarani Kaiowá ressaltou que desejam diálogo com o governo ;Não nos sentimos seguros depois dessa paralisação de demarcação de terras. Queremos respeito, que a Constituição seja respeitada. Nós sempre vamos continuar indígenas, mesmo com a mentalidade de Bolsonaro, temos que manter nossa identidade, língua, raízes. O nosso modo de ser é único;, completou.

O indígena Poran Potiguara, disse que as medidas adotadas são uma manobra de enfraquecimento dos povos indígenas. ;É como uma raposa cuidando do galinheiro esse plano do presidente. Tudo para favorecer a mineração e o agronegócio. Sobre a municipalização da saúde indígena, a responsabilidade é do governo federal e não municipal ou estadual.;, disse.

A primeira deputada federal indígena, Joênia Wapichana, também presente no ato, comentou sobre as pautas do mandato. ;Vou focar no avanço dos direitos coletivos indígenas e defesa, para que nenhum direito conquistado em 98 seja retrocedido e nenhuma gota de sangue indígena seja derramado;, concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação