Politica

Conheça dois novatos no Congresso: David Miranda e Bispo Jorge Braz

Saiba quem são os dois novatos do Congresso, um da causa LGBT e outro da bancada da Bíblia

Gabriela Vinhal
postado em 01/02/2019 06:00

David Miranda, no plenário da Câmara nesta sexta-feira:

Negro, gay, ativista do movimento LGBT, jornalista e nascido em uma comunidade do Rio de Janeiro, o vereador David Miranda toma posse hoje na Câmara dos Deputados como um dos 10 parlamentares do PSol. Aos 33 anos, ele deixa a Câmara Municipal do Rio ; para a qual foi eleito em 2016 ; e chega ao Congresso para ocupar o lugar do deputado federal Jean Wyllys, que abriu mão do mandato e deixou o Brasil, porque estava sendo ameaçado de morte. Miranda recebeu 17.356 votos nas últimas eleições, o equivalente a 0,22% dos válidos, e garantiu a primeira suplência da sigla.

No dia em que Jean Wyllys comunicou a desistência dele do cargo, o presidente Jair Bolsonaro publicou em sua página oficial: ;Grande dia;. A frase foi considerada, principalmente por políticos de esquerda, como uma reação ao anúncio de Wyllys. Em um ;discurso; de estreia, Miranda respondeu ao chefe do Executivo: ;Respeite o Jean, Jair, e segura sua empolgação. Sai um LGBT, mas entra outro, e que vem do Jacarezinho (comunidade do Rio). Outro que, em 2 anos, aprovou mais projetos do que você em 28. Nós nos vemos em Brasília;, postou.

Com dois anos de mandato, Miranda teve cerca de 20 projetos aprovados na Câmara carioca. Entre os quais, propostas que exigem direitos à população LGBT, como o que assegura a travestis, mulheres transexuais e homens trans o direito ao uso do nome social nos atos e procedimentos da Administração Direta e Indireta Municipal e a que estabelece diretrizes para a criação de Centros de Referência para a Atenção Integral à Saúde de Travestis, Transexuais e Transgêneros, com a finalidade de prestar assistência médica, psicológica e jurídica a eles e às suas famílias. ;Nossa luta não é só por igualdade, é por nossas vidas. Eu sei da missão que tenho;, escreveu, após confirmada a saída de Jean Wyllys do Parlamento.

... e também para a bancada evangélica

Bispo Jorge Braz vai substituir Wagner Montes, que morreu no sábado


A bancada da Bíblia ganha hoje mais um integrante. O ex-vereador Bispo Jorge Braz é o suplente do apresentador e deputado Wagner Montes (PRB-RJ), que morreu no sábado, aos 64 anos. Ele estava internado havia dois meses no Hospital Barra D;Or para o tratamento de uma infecção urinária. A causa da morte foi choque séptico e sepse abdominal.

Ex-presidente do Procon Carioca, Braz conquistou 58.113 votos nas eleições, o que lhe garantiu a suplência na Casa. Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, ele foi vereador no Rio durante três mandatos na Câmara Municipal. No mais recente, presidiu as comissões de Justiça e Redação. Em 12 anos como vereador, teve participação em 15 projetos, como um que obriga o fornecimento gratuito de café após as refeições em bares, restaurantes e estabelecimentos similares. Há, ainda, quatro que abordam temas religiosos, como o Dia do Obreiro Evangélico, homenagem aos fiéis que trabalham voluntariamente em cultos da Universal. Aprovada em 2014, a data é comemorada no terceiro domingo de agosto.

Filiado ao PRB, Braz integrou outros partidos, como o MDB e o PSB, legenda dele na última legislatura, que ocorreu entre janeiro de 2013 e dezembro de 2016. O parlamentar chegou a cursar física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas não concluiu a graduação. Depois disso, formou-se em teologia pela Faculdade de Educação Teológica de São Paulo e em estudos de política e estratégia pela Associação de Diplomatas da Escola Superior de Guerra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação