Rosana Hessel, Bernardo Bittar
postado em 01/02/2019 17:44
Ao fim do prazo para a candidatura da eleição da Mesa Diretora da Câmara, às 17h, sete deputados vão concorrer à Presidência da Câmara nesta sexta-feira (1/2). Estão no páreo os seguintes: Fábio Ramalho (MDB-MG); General Peternelli (PSL-SP); João Henrique Caldas (PSB-AL); Marcel Van Hattem (Novo-RS); Marcelo Freixo (PSol-RJ); Ricardo Barros (PP-PR); e o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
O primeiro a protocolar a candidatura foi o General Peternelli, às 12h21, e, o último, Marcelo Freixo, às 16h30. O favorito é o deputado Rodrigo Maia, que disputa a reeleição para o comando da Casa. Ele tem pelo menos o apoio confirmado de 11 partidos, o que daria uma base de 301 deputados, o maior bloco parlamentar formado para a eleição da Mesa Diretora para presidir a Casa por mais dois anos. O anúncio foi feito após a primeira reunião de líderes partidários da atual legislatura (2019-2022), na tarde desta sexta-feira. Maia protocolou sua candidatura às 15h40. Ele demonstrou confiança na vitória,
"É importante que o presidente da Câmara tenha capacidade de diálogo com os deputados e tenha capacidade de conhecer todos os deputados", disse Maia, confirmando que tem o apoio de 17 partidos. Ele contou que cumprimentou pessoalmente todos os novos parlamentares da Casa. Os partidos são importantes, mas o diálogo com os deputados é mais do que decisivo", afirmou.
Como funciona a eleição
Para serem eleitos em primeiro turno, os candidatos teriam que conquistar a maioria absoluta entre os parlamentares votantes. Existem 513 deputados mas nem todos precisam, obrigatoriamente, votar. É necessário, entretanto, a presença de 257.
A votação será secreta. Portanto, embora muitos partidos tenham declarado apoio a determinado candidato, não há garantia de que todos os deputados das bancadas seguirão as orientações da legenda.
A eleição está marcada para as 18h. O presidente da Casa é o último a ser votado depois da escolha dos titulares e suplentes da Mesa. A primeira escolha é será do 1; vice-presidente da Câmara. Dois deputados concorrem: Marcos Pereira (PRB-SP) e Hercílio Coelho Diniz (MDB-MG). Depois será votado o 1; secretário, cuja disputa será entre Giacobo (PR-PR) e Soraya Santos (PR-RJ). Em terceiro lugar será escolhido o segundo vice-presidente. A disputa será entre Luciano Bivar (PSL-PE) e Charlles Evangelista (PSL-MG).
Para as vagas de segundo, terceiro e quarto secretários não há disputa porque há apenas um nome protocolado. As candidaturas são, respectivamente, de Mario Heringer (PDT-MG), Fabio Faria (PSD-RN) e André Fufuca (PP-MA).
Acompanhe ao vivo
[VIDEO1]