Politica

Renan Calheiros retira candidatura à presidência do Senado

Com a renúncia de Renan, a vantagem fica para Davi Alcolumbre (Dem)

Renato Souza
postado em 02/02/2019 17:54

Renan Calheirso

O senador Renan Calheiros (MDB) retirou sua candidatura à presidência da Casa. Ele tomou a decisão após uma confusão envolvendo as cédulas de cotação. "Não vou me submeter" , disse ele durante discurso na tribuna.

Com a renúncia de Renan, a vantagem fica para Davi Alcolumbre (Dem), quer é apoiado por integrantes do governo. Na sexta-feira (1;/01), a maioria dos integrantes do plenário votou por eleições abertas. No entanto, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou que o pleito deveria ocorrer por meio de votação secreta.

Mesmo assim, muitos congressistas falaram sua escolha nos microfones ou mostraram as cédulas antes de depositar na urna. Renan reclamou da decisão do PSDB em abrir seu voto após uma tentativa de fraude no processo de escolha do novo presidente.

Durante a apuração, foram encontradas 82 cédulas de votação, sendo que o parlamento é formado por 81 senadores.

;Para demonstrar que esse processo não é é democrático, eu queria dizer que Davi (Alcolumbre) não é o Davi. É o Golias. Ele é o novo presidente do Senado. Eu retiro a minha candidatura, porque eu não vou me submeter a isso;, afirmou Renan ao anunciar a reunúncia logo após o senador Flavio Bolsonaro (PSL-RJ) abrir o voto para o democrata. Renan ainda deixou claro que, a partir de agora, será oposição ao governo.

* Colaborou Rosana Hessel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação