Politica

Em reunião com Moro, governadores pedem reestruturação do sistema prisional

Sérgio Moro se reuniu com 12 governadores nesta segunda-feira. A situação nos presídios é um dos temas abordados no Projeto de Lei Anticrime, que será enviado ao Congresso

Rodolfo Costa
postado em 04/02/2019 11:13
Sergio Moro apresenta Projeto de Lei AnticrimeA reestruturação do modelo de sistema prisional foi a principal preocupação demonstrada por governadores em reunião, nesta segunda-feira (4/2), em Brasília, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. A reformulação dos presídios é um dos tópicos que integram o Projeto de Lei Anticrime, que deve ser encaminhado por Moro ao Congresso Nacional.

Doze governadores, incuindo o do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), compareceram ao encontro, no qual o pacote de medidas para a seguramça pública foi mais detalhado. Da lista prévia apresentada pela pasta, apenas o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), não está presente.

[SAIBAMAIS]O encontro deve ser o último entre Moro e os governadores antes do envio do projeto ao Congresso. As pautas já foram discutidas com o ministro em outras ocasiões. A reunião, admitiu o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), é um acréscimo.

Para Barbalho, a situação do sistema prisional é um dos itens mais sensíveis. ;São necessárias políticas políticas públicas que possam ressocializar (os presos), para que nossas casas penais não sejam apenas um amontoado, um encaixotamento de pessoas;, destacou.

Fundo penitenciário

A melhor utilização do fundo penitenciário é uma medida avaliada por Barbalho como positiva para a reestruturação do sistema prisional. ;Nos últimos anos, o comportamento orçamentário demonstrou que havia recursos, mas não se disponibilizou. Os estados precisam preparar bons projetos para captar esses recursos, para que possamos ampliar as vagas dos presídios;, ponderou.

O deficit carcerário é, segundo o governador, "absolutamente enorme". No Pará, ele afirma que há 10 mil vagas para 19 mil presos. Os governadores têm se debruçado sobre a questão. No Pará, Barbalho afirma que o governo executa mutirões para avaliar a situação de cada apenado. "É necessário que haja recursos e investimentos para fazer frente às demandas crescentes de custodiados no Brasil", frisou.

A preocupação com o tema é respaldada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB). "Nossa preocupação, de governadores, é com o sistema prisional. Temos superlotação hoje no nosso país e é importante, também, que a lei aponte utilização de uso de tecnologias e ações diferenciadas que permitam qualificarmos o processo de prisão no país;, avaliou.

Confira a lista de governadores presentes:

Bahia: Rui Costa (PT)

Ceará: Camilo Santana (PT)

Distrito Federal: Ibaneis Rocha (MDB)

Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB)

Goiás: Ronaldo Caiado (DEM)

Pará: Helder Barbalho (MDB)

Paraná: Ratinho Jr. (PSD)

Rondônia: Coronel Marcos Rocha (PSL)

Roraima: Antônio Denarium (PSL)

Rio Grande do Sul: Eduardo Leite (PSDB)

São Paulo: João Doria (PSDB)

Tocantins: Mauro Carlesse (PHS)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação