Politica

Ex-presidente Lula sofre sucessivas derrotas na Justiça

Petista, que está preso em Curitiba desde abril, foi condenado nesta quarta-feira pelo caso envolvendo um sítio em Atibaia (SP)

Fernando Jordão
postado em 06/02/2019 18:23

Cartaz com foto de Lula em frente ao STF

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi novamente condenado pela Justiça nesta quarta-feira (6/2). Mais uma vez, o petista foi considerado culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro só que, agora, pelo caso envolvendo o sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP). A nova condenação é mais uma derrota do ex-presidente na Justiça.

Lula já havia sido condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um caso envolvendo um apartamento tríplex no Guarujá (SP). Inicialmente, a pena aplicada pelo então juiz federal ; hoje ministro da Justiça ; Sérgio Moro foi de .

Em janeiro do ano passado, porém, o ex-presidente foi condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4; Região (TRF-4) e teve . Três meses depois, em abril, Lula . Desde então, ele .

Antes de ser preso, Lula . O pedido era sustentado pelo fato de que o processo do ex-presidente ainda não tinha transitado em julgado. Ou seja, ainda cabia recurso. A Corte, porém, sustentou uma decisão de 2016 que previa a prisão após condenação em segunda instância. A , aliás, defende uma mudança para que essa decisão seja explicitada na legislação.
[FOTO1137520]

No período em que está detido em Curitiba, Lula já teve algumas decisões favoráveis para deixar a cadeia. Isso, no entanto, nunca aconteceu. O primeiro episódio ocorreu em julho, quando . A decisão, porém, acabou , após , que estava de férias.

Em dezembro, o ministro do STF Marco Aurélio Mello determinou , o que beneficiaria Lula. O presidente da Suprema Corte, Dias Toffoli, porém, , até que os 11 ministros deliberassem sobre o tema, o que deve acontecer em abril deste ano.

Mais recentemente, o ex-presidente tentou uma autorização para acompanhar o velório do advogado e ex-deputado federal Sigmaringa Seixas, de quem era amigo. , uma vez que não havia relação de parentesco entre ambos.
[FOTO1092293]
Neste mês, quando Genival Inácio da Silva, irmão de Lula, faleceu, o petista buscou, mais uma vez, , o que é previsto em lei. A Polícia Federal . A defesa e, poucos minutos antes do enterro, na região do ABC onde poderia se encontrar com familiares. O ex-presidente .
Durante as eleições do ano passado, o PT chegou a . O partido para manter a candidatura. Um comitê da entidade enquanto seu processo não tivesse os recursos esgotados. A manifestação do comitê, porém, e acabou não sendo acatada. Então vice da chapa, Fernando Haddad . O ex-prefeito de São Paulo c, mas .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação