Politica

Onyx e líder do governo se reúnem para discutir composição da base

Palácio do Planalto ainda não calcula a base governista na Câmara

Rodolfo Costa
postado em 11/02/2019 16:08
Onyx Lorenzoni

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), almoçou na tarde desta segunda-feira (11/2) com o líder do governo na Câmara, major Vitor Hugo (PSL-GO), para debater a composição da base governista. O encontro era previsto desde a semana passada, quando a capacidade de liderança do deputado foi questionada após o insucesso em se reunir com líderes partidários.

O Palácio do Planalto ainda não calcula a base governista na Câmara. A sessão de terça-feira (12/2) será uma oportunidade para retomar as conversas, quando haverá a reunião do colégio de líderes para discutir o que efetivamente entrará em pauta ao longo da semana. A expectativa do governo é medir o apoio paulatinamente, sem afobação, em reuniões com as lideranças.

Nem mesmo o DEM, que detém três ministérios, está confirmado na base. Vigor Hugo está cauteloso e declarou que, com exceção do PSL, serão os partidos os responsáveis por confirmar apoio ao governo ou não. ;Por respeito aos líderes e partidos vamos esperar que cada partido se declare na base ou não;, explicou.

A postura mais comedida do líder do governo se dá em decorrência do esvaziamento de uma reunião convocada para a semana passada. A assessoria de Vitor Hugo confirmou um encontro com líderes de ;apoio consistente; e ;apoio condicionado;, termos usados por analistas políticos. A diferenciação não foi bem recebida entre aliados.

É um dos motivos pelos quais Vitor Hugo insiste em não levantar nenhum cálculo sobre o tamanho da base governista. ;Qualquer número seria precoce. Até porque eu não quero caracterizar que exista já uma base, que será construída, como era feito no passado também;, justificou. Sem loteamento político na Esplanada, a construção da base será feita aos poucos, explicou o líder do governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação