Politica

Crise envolvendo Bebianno divide opiniões de Maia e Alcolumbre

Para o deputado, a crise pode criar insegurança. Já o senador não tem o mesmo entendimento, e acredita que a crise do Planalto não atrapalha a reforma da Previdência

Rodolfo Costa
postado em 15/02/2019 12:51
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (D), e da Câmara, Rodrigo Maia (E)
Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), estão divididos sobre a crise do governo envolvendo o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, suspeito de liberar verbas públicas para candidaturas laranjas quando ainda era presidente nacional do PSL. Para o deputado, a crise pode criar insegurança. Já o senador não tem o mesmo entendimento, e acredita que a crise do Planalto não atrapalha a reforma da Previdência.

O presidente do Senado não se aprofundou no tema. Após reunião com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) nesta sexta-feira (15/2), no Palácio da Alvorada, apenas avaliou à imprensa que a crise do governo não atrapalha as interlocuções pela aprovação da reforma da Previdência. Frisou, ainda, que a crise é do governo. ;O governo tem que dar uma solução. O Senado nem deve interferir;, declarou.

A análise do presidente da Câmara é diferente. Em entrevista à Globo News, nessa quinta-feira (14/2), Maia sugeriu que Bolsonaro está usando o filho Carlos Bolsonaro para pedir que Bebianno saia do governo. ;E ele é presidente da República, não é? Não é mais um deputado. Se ele está com algum problema, tem que comandar a solução e não pode, do meu ponto de vista, misturar família com isso;, avaliou.

O impasse pode, no entendimento de Maia, gerar uma sinalização política de insegurança para todos. O deputado tem interesses políticos na manutenção de Bebianno. Afinal, é o canal que tem de interlocução com o Planalto, tendo em vista as desavenças com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Mas uma possível demissão do chefe da Secretaria-Geral pode passar a imagem de um governo infiel com aliados, de alguém que não cumpre promessa, avaliam pessoas próximas de Maia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação