Politica

Governadores se reúnem com ministros do STF para discutir da Lei Kandir

TCU entende que a União não deve mais nada as estados. No entanto, ação no Supremo pede que o pagamento de R$ 39 bilhões seja realizado

Renato Souza
postado em 19/02/2019 19:57
foto da fachada do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília
Um grupo de governadores se reúne, na noite desta terça-feira (19) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli e com o ministro Gilmar Mendes para discutir uma ação que tramita na Corte sobre a Lei Kandir. Os governadores querem que seja emitida uma liminar para garantir o repasse de R$ 39 bilhões aprovados na comissão especial no Congresso da União para os estados.

A intenção dos chefes dos poderes executivos estaduais é pressionar o Supremo para tomar uma decisão sobre o assunto. Gilmar Mendes é o relator da ação que tramita no Tribunal. Entre os participantes do encontro está o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul.

A Lei Kandir, criada em 1996, no governo Fernando Henrique Cardoso, foi uma medida para estimular as exportações brasileiras. Em decorrência da legislação, os estados devem deixar de cobrar das empresas o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos primários e e semielaborados destinados à exportação.

Para compensar as baixas no orçamento, a União repassaria valores a título de compensação. O STF determinou em 2016 que o Congresso definisse um valor que deve ser pago pelo governo federal.

No entanto, o prazo dado pela Corte ao Parlamento terminou em agosto do ano passado e desde então a situação está sendo analisada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). No entanto, a Corte de contas entendeu que a União não tem mais a obrigação de fazer os repasses. Muitas unidades da federação contam com esse dinheiro para desafogar os cofres públicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação