Politica

Reforma vai afetar classe média que ganha R$ 30 mil, diz parlamentar do PSL

Segundo a senadora Juíza Selma Arruda (MT) o principal ponto de preocupação da classe média são as altas alíquotas

Hamilton Ferrari
postado em 21/02/2019 16:06
Segundo a senadora Juíza Selma Arruda (MT) o principal ponto de preocupação da classe média são as altas alíquotas
Após reunião com o secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, a bancada do PSL contou aos jornalistas os principais pontos da reforma da Previdência, apresentada nesta quarta-feira (21/2) pelo governo, que terão resistência na sociedade. Segundo a senadora Juíza Selma Arruda (MT) o principal ponto de preocupação da classe média são as altas alíquotas.

A parlamentar destacou que há alguns pontos que a base aliada do governo federal ainda vai discutir. Selma afirmou, porém, que o Congresso deve ouvir manifestações de classes, como os policiais, as forças armadas e professores.

;Por enquanto ouvimos somente um lado e precisamos ouvir o outro para chegar a uma conclusão. Existe uma diferença de alíquotas de contribuição e me parece que alí vamos ter um certo problema para conseguir administrar;, contou a senadora. ;Ao contrário do que se dizia por aí de que o pobre vai penar o rico, quando você tem uma alíquota salarial de R$ 30 mil, você não está falando de rico e sim de classe média. Quando falamos de classe média acredito que pode haver uma certa revolta com relação a essa alíquota;, acrescentou Selma.

Ela também destacou que há várias modificações importantes nas regras, as quais o PSL tem que ;tomar pé; antes de entrar nessa discussão com a oposição. ;Como são modificações muito técnicas, a explicação foi muito útil e bem didática. Acho que o Senado ainda vai encontrar esse projeto com algumas modificações mas em linhas gerais conseguimos entender a intenção do governo com essa reforma Previdenciária. No que diz respeito ao PSL de governo, o clima é bem favorável;, ponderou a Juíza Selma.

A senadora Soraya Thronicke (MS) ressaltou, porém, que a reforma foi baseada em um ;sistema justo e igualitário;. ;O rico se aposenta na idade do pobre; quem ganha menos paga menos, então teremos uma equidade;, ressaltou. ;Algo muito importante é que parlamentares, servidores públicos, judiciário, todo mundo vai entrar no Regime Geral e vai receber o teto;, avalia a parlamentar.

Congresso


Uma das cotadas para assumir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) disse que a reforma deixa ;muito claro; que o governo quer cuidar das pessoas mais pobres e que mais necessitam. ;São 75% ou mais da população. Então, há corte de privilégios para aquelas pessoas que agora são chamadas a dar a cota de sacrifício;, alegou.

A própria parlamentar se insere no grupo de privilegiados da sociedade. ;Como eu: procuradora aposentada;, citou Bia Kicis. ;Está na hora do Brasil entender que nós precisamos dessa reforma da nova Previdência, que vai tirar o Brasil da beira do precipício, onde se encontra, e trazê-lo para ser próspero e com empregos;, completou.

A parlamentar destacou também que está absolutamente convencida de que, ;com responsabilidade e compromisso;, a reforma será aprovada. ;O Congresso pode fazer uma alteração ou outra, contribuir para aprimorar o texto, mas o texto é muito bom;, afirmou Bia Kicis. Segundo ela, as pressões das corporações é um ponto que preocupa, mas que o PSL vai ter que enfrentar.

;A gente sabe que a maior parte da população está sendo beneficiada e acha muito bom, até com redução de alíquotas. Mas tem as pessoas que não vão querer abrir mão de privilégios e vai ter essa pressão. É por isso que nós temos que estar muito consciente do nosso compromisso;, apontou a deputada. Ela citou os servidores da magistratura como um grupo que pode gerar muita pressão.

Além de Bia Kicis, a CCJ é disputada pelos deputados Felipe Francischini (PSL-PR), delegado Marcelo Freitas (PSL-MG) e o coronel Tadeu (PSL-SP).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação